Por Dayara Rodrigues
Sabemos que a decisão de qual profissão seguir não é uma tarefa fácil para todas as pessoas. É necessário conhecer muito bem a si próprio e ter um certo grau de maturidade, além de acesso à informação sobre as profissões para tomar essa decisão de maneira assertiva.
Entretanto, muitos têm medo de tomar uma decisão errada e perder tempo com um curso que não seja do seu agrado. Para superar esse período, uma das melhores soluções é o teste vocacional. Ele irá traçar um caminho ideal para as suas escolhas de maneira mais segura, considerando todos os aspectos da profissão. Funciona como uma avaliação, em que o indivíduo precisa responder a um questionário e, ao final, são indicadas algumas sugestões de carreira.
Há quem conheça ou já tenha ouvido falar a respeito dessa metodologia, mas ainda há muitas dúvidas em relação à sua eficácia e ao modo como é aplicada. Inclusive, algumas pessoas deixam de realizar esse teste por desconhecer os seus benefícios.
E hoje, trazemos para vocês alguns deles:
-
Identificar potencialidades e interesses;
-
Reduzir a ansiedade;
-
Transmitir conhecimento;
-
Quebrar barreiras e mitos;
-
Trabalhar a inteligência emocional;
-
Melhorar o autoconhecimento;
-
Desenvolver habilidades.
Esse teste é essencial para auxiliar os jovens em suas tomadas de decisão, no que diz respeito à profissão que deveriam seguir, e para esta decisão, a UniFTC proporciona uma enorme oportunidade através da aplicação de um teste vocacional, assim você irá descobrir qual o “Curso é a sua CARA”!
Link o teste: https://uniftc.minhaescolha.com.br
O resultado do teste será usado como ponto de partida para a profissão mais adequada. Por meio dele, o estudante vai alinhar as suas escolhas com as áreas que têm mais interesse, trazendo inclusive o seu plano de ação para futuros vestibulares, e claro, decisões profissionais.
Reforçamos a importância do olhar para a “vocação”, caso contrário, a pessoa está predestinada a realizar uma atividade que não gosta, que não lhe traz satisfação, o que, até mesmo, pode lhe causar estresse e atuação insatisfatória, trazendo marcos a sua imagem profissional. O teste vocacional tem como missão evitar esse tipo de situação e garantir que o nosso futuro aluno tenha uma carreira de sucesso, justamente por fazer aquilo que gosta e que corresponde à sua própria personalidade.
Mais do que ter uma profissão promissora ou ser bem-sucedido, o futuro profissional terá uma vida mais feliz e uma relação mais saudável com o seu próprio trabalho e este é o nosso foco: Promover uma Carreira em Movimento e Felicidade.
*Dayara Rodrigues é Especialista em RH e Gestão por Competências. É também analista do Centro de Carreiras da UniFTC, unidades de Juazeiro e Petrolina.
|
Vânia Castro |
Deixe o Seu Comentário