Diga News

Nenhuma mulher eleita para a Câmara de Vereadores de Filadélfia nas eleições do dia 06 de outubro.


A Câmara de Vereadores do município de Filadélfia, Bahia, não contará com  nenhuma mulher novamente na próxima legislatura é que nas últimas eleições nenhuma candidata mulher foi eleita vereadora, refletindo uma realidade comum em muitas cidades brasileiras, onde a participação feminina em cargos eletivos ainda é limitada. A sub-representação de mulheres na política municipal é um problema recorrente, apesar das políticas de cotas e incentivos para a participação feminina em eleições.

A falta de mulheres eleitas pode ser resultado de uma série de fatores, como o predomínio de estruturas políticas que favorecem candidatos tradicionais, a menor visibilidade dada às campanhas femininas, e a persistência de barreiras culturais que dificultam a participação das mulheres em espaços de poder. Em muitos casos, isso reflete também a necessidade de uma maior conscientização e apoio à igualdade de gênero nas esferas políticas locais.

Assim como no ano de 2020 em 2024 a cidade de Filadélfia não elegeu nenhuma vereadora para ocupar o legislativo municipal, a última vereadora eleita foi Jirlene Leal nas eleições de 2012 e que foi a suplente feminina melhor colocada nas eleições de 2024 com 335 votos ficando na primeira suplência do partido União Brasil.

Esse cenário pode levantar discussões sobre a importância de políticas públicas que incentivem e promovam a participação feminina na política, tanto no nível municipal quanto em esferas mais amplas de governo.

Diga News