Na manhã desta sexta-feira(28), a diretora do Departamento de Educação, Campus VII, Senhor do Bonfim, a Profa. Suzzana Alice Lima, participou do Programa Jornal Bonfinense, com Netto Maravilha e Cosme Bonfim, na Rainha FM, para convidar a comunidade acadêmica e do Território Norte do Piemonte do Itapicuru, falando do Projeto “Mulher Solte o Verbo- 40 Anos, quarentona, quarentão, quarentena: reflexões universitárias” que acontecerá no dia 28 de maio de 2023, no Auditório do Campus VII”. O projeto visa realizar rodas de conversa integralmente protagonizadas por mulheres das comunidades unebiana e externas nos diferentes setores e espaços acadêmicos da UNEB, com o intuito de proporcionar um amplo movimento de diálogo, debate, discussão e reflexões sobre as mulheres.
Durante o programa a Profa. Suzzana enfatizou os números das estatísticas da violência no Brasil contra as mulheres, além do patriarcado instaurado nos diversos níveis da sociedade. A diretora explicou que esse momento é de abrir espaço para que as mulheres soltem o verbo, e na sua quarta edição, e é promovido para além do Dia Internacional da Mulher, celebrado anualmente no de 8 de Março, sendo assim, assim possíbilitar ouvir mulheres unebianas e da comunidade externa com suas reflexões e discussões que perpassam suas vidas.
As rodas de conversa acontecerão em três horários da terça-feira, a primeira será das 9h30 às 11h com o tema: “Sobre(Vivências) trans na Universidade”, com experiências das mulheres transexuais em espaços acadêmicos, evidenciando reflexões sobre violências, aspectos socioculturais, diferenças e desigualdades. No turno da tarde das 14h30 às 16h será com as alunas da Universidade Aberta à Terceira Idade-UATI, com a o tema: “60 +: Possibilidades e limitações”, discutir sobre o preconceito e etarismo, e que de forma heterogênea são atravessadas pelas interseccionalidades(raça, etnia, classe social, história de vida, situação financeira). O dia será concluído com a roda de conversa do tema: “E agora: universidade ou maternidade?”, trazer discussões sobre os desafios em dar continuidade aos estudos em meio à maternidade, também problematizando as situações impostas pelo patriarcado e violências vividas por mães solo da roça.
Para concluir a professora Suzzana Alice enfatizou o papel importante do Campus VII nas discussões dos feminismos e nas pesquisas iniciadas por discentes do departamento e que hoje são projetos que atendem as mulheres do município, e como a Universidade busca realizar parcerias com os programas municipais na atuação de defesa da mulher e sua integriddade
Irenilda Maria
NAC DEDCVII/UNEB
Deixe o Seu Comentário