O Colegiado do Curso de Enfermagem através do Projeto de Extensão Doe Vida vinculado ao Departamento de Educação, Campus VII, Senhor do Bonfim realiza na próxima quarta-feira (25) o IV Simpósio de Doação de Órgãos com o tema: “O Ensino da Enfermagem no contexto da Doação e transplante”, no Auditório do Campus VII Uneb. A programação conta com palestras, mesas-redondas e depoimentos voltados à apresentação e discussão dessa temática muito relevante para a sociedade e comunidade acadêmico-científica.
Conforme as coordenadoras do projeto o simpósio tem “como principal objetivo fomentar a discussão e sensibilização da causa da doação de órgãos e tecidos para fins de transplantes entre os participantes, possibilitando a troca de experiências, a atualização e o aprimoramento dos conhecimentos no âmbito dessa temática, assim o público-alvo são estudantes e comunidade em geral, dessa forma reafirmar nosso compromisso com a doação de órgãos”. O projeto Doe Vida é coordenado pelas Profa. Alana Leite e a vice-coordenadora Profa. Joice Requião Costa.
No último dia 27 de setembro foi o Dia Nacional de Doação de Órgãos e a Secretaria da Saúde do Estado – Sesab divulgou dados do Sistema Estadual de Transplantes, em que consta que o número de doadores de múltiplos órgãos aumentou mais de 58% no período de julho a agosto de 2023, saltando de 12 para 19 doadores. Nos oito primeiros meses do ano, a Bahia totalizou 106 doadores de múltiplos órgãos. A Bahia conta com uma rede com 23 centros transplantadores, sendo que sete oferecem atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no portal sge.uneb.br.
Programação
Manhã
8:00 – Credenciamento
8:30 – Mesa de Abertura
9:00 às 12:00 – Ciclo de palestras
9:00 – Ma. Gerlene Grudka Lira: O papel das instituições de ensino Superior na educação da comunidade para os transplantes de órgãos e tecidos.
9:50 – Dra. Christielle Lidianne Alencar Marinho: O ensino do processo doação e transplante nos cursos de graduação de enfermagem.
10:40 – Esp. Janaína Correia Walfredo Carvalho: O papel da enfermeira no Processo de Doação de órgãos.
Tarde
13:30 às 15:00 – Mesa Redonda: Atuação de estudantes no Processo de Doação de Órgãos
Viviani Silva Nacimento – Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
Gabriella Matias de Castro – Universidade de Pernambuco (UPE)
Anacleto Braga – Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)
15:10 às 15:40 – Palestra
Esp. Leilane :Emanuelle Alves: Experiência do primeiro ano da Comissão Intra-Hospitalar para Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do Dom Antônio Monteiro e perspectivas futuras.
16:00 às 17:00 – Mesa: O Processo de Doação sob o olhar da família
16:00 – Rosicleide de Araújo Gomes: Depoimento sobre a vivência do Processo de Doação de Órgãos e a trajetória para a autorização familiar.
16:20 – Pollyanna de Araújo Torres Romariz: Depoimento sobre a vivência de quem perdeu um familiar na fila de espera e a importância da Doação de Órgãos.
17:00 – Encerramento.
Irenilda Maria
NAC DEDCVII/UNEB
Deixe o Seu Comentário