Diga News

Cidade de Ponto Novo e região em alerta para circulação de notas falsas

O município de Ponto Novo está em alerta nesta sexta-feira (26) após identificar notas falsas em circulação no município de quase 15 mil habitantes, ontem houve informações que comerciantes do município de Saúde foram vítimas.

Nesta momento toda a população deve para que fique atenta, e não caia neste golpe, donos de ao menos três estabelecimentos da cidade relataram que receberam notas de R$ 100 falsas. Mas nenhum deles conseguiu identificar quem foram as pessoas que passaram o dinheiro falso.

E orientado aos comerciantes que estruture o seu estabelecimento com objetos que identifiquem a autenticidade da cédula.

Não houve, até o momento, informação de que os golpistas teriam atuado nos distritos e povoados de Ponto Novo, apenas na sede.

Fique atento!  

Um aplicativo do Banco Central pode ajudar na hora de driblar golpistas. É o “Dinheiro Brasileiro”, que está disponível para celulares com Android e iOS. Você coloca a nota que você deseja verificar perto da câmera do celular, e o aplicativo passa uma espécie de scanner nas “chaves de segurança” que existem nas cédulas.

Crime de moeda falsa está previsto no artigo 289 do Código Penal. Quem falsifica, fabrica, adquire, vende, troca, guarda ou tentar colocar uma cédula falsa em circulação está passivo de prisão com penas que variam de 3 a 12 anos de reclusão.

Até agora ninguém foi identificado.

Fonte: Web Interativa