Diga News

Como se destacar no LinkedIn

Você já ouviu a frase “quem não é visto, não é lembrado”?! No universo das mídias sociais, e em tempos de pandemia e crise econômica, se dedicar à presença online tem sido uma das estratégias mais utilizadas, por diversos profissionais, para se manter ativo no “jogo”. O LinkedIn é a principal aposta daqueles que desejam se posicionar no mercado de trabalho de forma eficaz.

Considerada a maior rede profissional do planeta, com mais de 650 milhões de usuários em centenas de países, de acordo com o último relatório divulgado pela Microsoft, o LinkedIn possibilita o desenvolvimento de relações profissionais, compartilhamento de oportunidades e uma série de recursos para alavancar sua carreira.

Mas, antes de sair puxando papo com pessoas de várias partes do mundo, saiba bem quais são seus objetivos ali: o que pretende alcançar com o apoio do site. Para te ajudar a “surfar” essa nova onda e se destacar entre tantos, selecionamos algumas dicas:

Mantenha seu currículo atualizado

Para construir um perfil atraente no LinkedIn, preencha todos os campos e insira as informações de forma que qualquer pessoa possa compreender. Defina seu título profissional, deixe claro sua formação, os cursos que frequentou, certificados que possui, e ressalte suas experiências. Vale listar, inclusive, atividades voluntárias, pois podem gerar boas impressões.

Disponibilizar o conteúdo em mais de um idioma também é recomendado! E não se esqueça de se atentar à escolha da foto: selecione aquela que transmita exatamente a imagem que você quer passar.

Interaja

 

Como toda mídia social, não basta ter um perfil, é preciso interagir! Então, estimule o diálogo: compartilhe materiais interessantes, opine sobre pautas relevantes, incentive reflexões pertinentes e aproveite todas as chances para conversar e se relacionar com outros usuários.

Ao movimentar sua página e manter seu perfil engajado, você poderá nutrir sua rede de contatos, atrair novas conexões, e assim, ampliar sua visibilidade. O uso de hashtags e a publicação de comentários em postagens também podem ser úteis nesse sentido, pois permitem que você alcance um número maior de pessoas.

Conquiste credibilidade

Dentre as diversas possibilidades que a plataforma dispõe, a troca de “recomendações” favorece não só o Networking, mas também a reputação profissional. Por meio de depoimentos de colegas de trabalho, você poderá se consolidar como autoridade numa área, e recrutadores poderão se interessar pelo seu perfil.

Uma forma prática de conquistar recomendações é recomendando aqueles que você convive (ou já conviveu) e admira – ao receber uma recomendação sua, o colega se vê no “dever” de retribuir.

Adquira conhecimentos

O LinkedIn também é um canal de aprendizado online. Através da participação em eventos e grupos de estudo, “hospedados” no site, você pode desenvolver habilidades e promover o crescimento da sua “bagagem intelectual”.

Muito bacana, né?! Então, se joga!

Leia também:  Como se engajar profissionalmente através do home-office

Vânia Castro
Comunicação e Marketing