O governo brasileiro, por meio do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, manifestou a intenção de fortalecer a cooperação com a Índia. A iniciativa visa a produção conjunta de medicamentos e vacinas, aproveitando a presença da comitiva presidencial em Nova Délhi para a cúpula sobre inteligência artificial.
Fomento à Produção Farmacêutica
A proposta de parceria engloba instituições públicas e empresas de ambos os países, focando na fabricação de medicamentos oncológicos e remédios para combater doenças tropicais. Esta colaboração busca otimizar a capacidade produtiva e tecnológica de Brasil e Índia no setor farmacêutico.
Expansão do Acesso e Troca de Experiências
Durante encontros com ministros indianos, Padilha destacou o interesse em ampliar ações e o intercâmbio de experiências relacionadas ao acesso gratuito da população a serviços de saúde. Ele enfatizou que a robustez dos sistemas públicos de saúde de ambos os países, aliada à forte capacidade científica, posiciona Brasil e Índia estrategicamente para impulsionar a inovação e o acesso a medicamentos, especialmente no Sul Global. O ministro também convidou a Índia para integrar a Coalizão Global para Produção Local e Regional, Inovação e Acesso Equitativo, reforçando a visão de uma agenda internacional de saúde solidária.
Saúde Digital e Inovação Tecnológica
Outro ponto central das discussões envolveu a aplicação de tecnologias digitais e inteligência artificial na organização dos sistemas públicos de saúde. O intercâmbio de conhecimentos em saúde digital é visto como um catalisador para a modernização do SUS, aprimorando o acesso e a qualidade do cuidado. Adicionalmente, foi proposta a criação de uma biblioteca digital de medicina tradicional, compilando evidências científicas, protocolos e boas práticas em terapias integrativas e complementares.









Deixe o Seu Comentário