Diga News

DIA DO NORDESTINO: Cooperativismo de crédito contribui para desenvolvimento e impulsiona economia regional

– *Região tem potencial de crescimento e é campo fértil para o movimento cooperativista*

– *Presença do cooperativismo de crédito incrementa o PIB per capita e cria mais vagas de trabalho formal*

Comemorado nesta sexta-feira, 08, o Dia do Nordestino celebra a cultura e os potenciais da região que concentra quase um terço da população brasileira. Com cerca de 56 milhões de habitantes e atividades econômicas diversas entre os nove estados, o Nordeste é um polo estratégico para o desenvolvimento social e econômico do país nos próximos anos.

E um dos motores para o crescimento econômico da região tem sido o cooperativismo de crédito. Segundo levantamento da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), a presença do cooperativismo de crédito incrementa o PIB per capita dos municípios em 5,6% e cria 6,2% mais vagas de trabalho formal.

Essa presença é especialmente importante em um cenário de crise econômica: as cooperativas de crédito ajudam a diversificar e a ramificar a atividade econômica, estimulando práticas sustentáveis como a oferta de crédito para pequenos produtores e empreendedores, empresas de médio e grande porte, o turismo local e a agricultura familiar.

Apesar da importância do cooperativismo para o Nordeste, os números apontam para o potencial latente da região: dos 11 milhões de associados a cooperativas de crédito em todo o Brasil, apenas 4% são do Nordeste. É justamente por isso que as cooperativas planejam expandir a capilaridade de agências na região e aumentar os investimentos.

Com presença em todos os estados da região, o Sicredi atua no Nordeste desde 1992 e hoje possui 125 agências em funcionamento e mais de 176 mil associados.

A instituição apoia as principais atividades econômicas regionais como empresas comerciais, industriais e prestadoras de serviços, disponibilizando produtos e serviços, como financiamentos de capital de giro, máquinas e equipamentos, veículos, crédito rural, além de um vasto portfólio de produtos financeiros e não financeiros.

Wilson Ribeiro de Moraes Filho, Presidente do Conselho de Administração da Central Sicredi Norte/Nordeste comentou sobre a atuação do Sicredi na região. “Dispomos de vários produtos de investimentos, incluindo as linhas do BNDES, destinados à indústria, comércio e empresas de serviços, e demais soluções financeiras, contemplando toda a jornada do empreendimento, desde vendas, recebimentos, movimentação de contas, pagamentos, créditos, investimentos e proteção”, afirmou.

A perspectiva para os próximos anos é aumentar a presença da cooperativa na região, de modo a fomentar a atividade econômica e a estimular a participação da população no modelo cooperativo. A meta do Sicredi é atingir o número de 270 mil associados até 2023, o que deve gerar até R$ 15,8 bilhões em ativos totais.

O crescimento da rede de agências físicas, um dos focos da cooperativa, favorece a proximidade com os associados, estimula a participação democrática de todos – um dos pilares do cooperativismo – e aquece a economia local.

Conforme Wilson Ribeiro de Moraes Filho, o estabelecimento de atividades econômicas sustentáveis e rentáveis a longo prazo na região Nordeste passa pelo cooperativismo de crédito e tem como base o apoio aos associados PF e PJ, que vem sendo há décadas o pilar para o desenvolvimento e a construção da identidade cultural da região.

“Como instituição financeira cooperativa, um dos objetivos estratégicos do Sicredi é desenvolver a economia local, oferecendo ao setor produtivo um atendimento ágil e próximo com produtos e serviços de acordo com as necessidades específicas”, concluiu.

*Sobre o Sicredi*

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 5 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 25 estados* e no Distrito Federal, com mais de 2.000 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).

*Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.
Facebook | Instagram | Twitter | LinkedIn | YouTube * Clas Comunicação e Marketing*