Diga News

Educação antirracista é tema de live realizada pelo Podcast Calumbi

O racismo, infelizmente, está presente em todos os âmbitos da nossa sociedade, inclusive no educacional, formando crianças e adolescentes que não respeitam a diversidade e disseminam violência e ódio. Para combater esse tipo de conduta, é importante discutir e lutar “Por uma educação antirracista”, tema da live realizada pelo Podcast Calumbi nesta quinta-feira (02), às 19h30, transmitida pelo aplicativo Taboom.

Para falar sobre quais práticas podem ser adotadas para promover uma educação antirracista para crianças e adolescentes no cotidiano escolar, a live conta com a participação de uma professora e um professor de História, que lecionam no ensino básico. São eles: Kerollen Hagnys, especialista em Metodologia do Ensino de História e Geografia, pesquisadora e integrante do Podcast Calumbi; e Matheus Berlink, especialista em Ciências Humanas e pesquisador. A discussão será conduzida pela idealizadora e apresentadora do Podcast Calumbi, Adriana Santana.

Adriana ressalta que, durante o governo Bolsonaro, professores e professoras das áreas de Ciências Humanas e Sociais estão sendo constantemente questionados sobre os conteúdos classificados de “esquerdistas” ministrados durante as aulas, como questões raciais, de gênero e violências que acometem às minorias. Temáticas essenciais para a formação de qualquer cidadão estão sendo colocadas em “xeque”, por pessoas que ainda acreditam na superioridade de uns e inferioridade de outros, ou seja, na supremacia branca.

Como exemplo, citamos três casos de racismo ocorridos em escolas de Salvador, em novembro, mês da Consciência Negra, que foram noticiados na mídia. Uma professora foi intimada pela polícia por ensinar sobre questões de gênero, raça, diversidade e assédio. Em outra escola, uma professora negra foi afastada de uma de suas turmas por trabalhar com o livro de contos “Olhos D’água”, da escritora negra Conceição Evaristo. E, em uma terceira situação, foram identificadas mensagens no WhatsApp trocadas entre alunos, com ameaças contra pessoas negras. Casos que mostram o quanto o racismo está presente nos ambientes educacionais.

“Diante desse cenário, infelizmente cada vez mais frequente, é importante discutir o que fazer para coibir esse tipo de prática. Precisamos investigar como educar crianças e jovens para o antirracismo, promovendo uma educação mais crítica em que se debatam ideias e não se perpetuem mais violências”, ressalta Adriana.

A live transmitida através da Taboom não será salva, portanto, baixe o aplicativo gratuitamente no seu celular e se prepare para acompanhar o evento ao vivo. Link da Taboom: https://taboom.app.link/iq7bMcBEvlb?_p=c1123fdc990b60eee31d89e3e9b5bc

Lorena Simas
Assessora de Imprensa do Podcast Calumbi