Diga News

Escola Municipal do povoado de Papagaio em Filadélfia; comemora excelente desempenho dos estudantes na OBA – 2021

Sete estudantes da Escola Municipal José Ferreira Lima do Povoado Alto do Papagaio, foram medalhistas na 24ª Olímpiada Brasileira de Astronomia (OBA). Este ano, excepcionalmente, devido à crise de saúde, a competição foi realizada virtualmente no dia 28 de maio e reuniu participantes de todo o país.

A Olímpiada Brasileira de Astronomia e Astronáutica – OBA é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) entre alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio em todo território nacional, com o objetivo de fomentar o interesse por áreas como astronomia, astronáutica, e ciências afins, além de promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica.

Na Escola Municipal José Ferreira Lima participaram da competição alunos do 4º e 5º ano, na realização de uma prova com o total de 10 questões, 07 relacionados a Astronomia e 03 a Astronáutica. No total foram obtidas 04 medalhas de ouro, 01 de prata e 02 de bronze. Esta conquista, reflete o comprometimento dos estudantes, dos docentes, colaboradores e familiares envolvidos em todo o processo de preparação e estudo para a realização da prova, que apesar das dificuldades impostas pela pandemia, o resultado evidencia as contribuições do ensino quanto a sua qualidade no fomento à pesquisa e o saber cientifico na formação dos alunos na referida Unidade de Ensino.

Para os alunos, esta experiência mobiliza a construção de competências e habilidades relacionadas a pesquisa, o saber cientifico e os conhecimentos básicos relacionados a Astronomia, Astronáutica e ciências afins, ampliando os horizontes formativos no que concerne a constituição de sujeitos ativos e protagonistas em seu processo de aprendizagem.

A equipe gestora, na direção de Suzana Silva e corpo docente, agradece o incentivo e colaboração da Secretária Municipal de Educação, a equipe do Planetário Itinerante, aos pais e alunos envolvidos em todo projeto desta Unidade.

Semed e Prefeitura de Filadélfia