Para melhorar a eficiência e segurança de transportes, além da logística
na Bahia, o Governo do Estado, através da Secretaria de Infraestrutura, está
intensificando o trabalho de recuperação de estradas. Nos últimos oito anos, o
Governo já recuperou e construiu mais de oito mil quilômetros de vias. Foram
investidos cerca de R$ 2,8 bilhões entre 2007 e 2015.
Também está previsto, por meio da segunda edição do Programa de Recuperação de
Estradas (PREMAR), a recuperação de 3.800 quilômetros de rodovias estaduais,
podendo alcançar 4.200 quilômetros. Os investimentos somam aproximadamente 520
milhões de dólares, entre aporte do Governo do Estado e empréstimos de duas
instituições financeiras.
Estradas (PREMAR), a recuperação de 3.800 quilômetros de rodovias estaduais,
podendo alcançar 4.200 quilômetros. Os investimentos somam aproximadamente 520
milhões de dólares, entre aporte do Governo do Estado e empréstimos de duas
instituições financeiras.
De janeiro a julho deste ano, mais de 230 quilômetros de vias foram recuperadas
e entregues, a exemplo da BA-654 (entroncamento da BA-001 a Taboquinhas,
próximo a Itacaré), assim como BA-220 (Monte Santo), BA-148 (Malhada da Pedra),
BA-130 (Mairi), e outras.
e entregues, a exemplo da BA-654 (entroncamento da BA-001 a Taboquinhas,
próximo a Itacaré), assim como BA-220 (Monte Santo), BA-148 (Malhada da Pedra),
BA-130 (Mairi), e outras.
“Já estamos com quase nove mil quilômetros de estradas recuperadas e
construídas, resultado de um trabalho contínuo. Estamos com outra importante
obra, o anel viário de Candeias. A ligação vai beneficiar 175 mil moradores da
região, das cidades de Candeias, Madre de Deus e São Francisco do Conde
(Mataripe)”, afirma o secretário de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti.
construídas, resultado de um trabalho contínuo. Estamos com outra importante
obra, o anel viário de Candeias. A ligação vai beneficiar 175 mil moradores da
região, das cidades de Candeias, Madre de Deus e São Francisco do Conde
(Mataripe)”, afirma o secretário de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti.
Com extensão de 12,70 km, o anel viário de Candeias está recebendo mais de R$24
milhões em investimentos para a sua construção, e tem previsão de conclusão em
março de 2016. A via fará a ligação da BA-522 a BR-324, com estimativa de
trafegabilidade de 780 veículos por dia, incluindo veículos pesados, já que a
principal atividade econômica dos municípios é a de petróleo e gás.
milhões em investimentos para a sua construção, e tem previsão de conclusão em
março de 2016. A via fará a ligação da BA-522 a BR-324, com estimativa de
trafegabilidade de 780 veículos por dia, incluindo veículos pesados, já que a
principal atividade econômica dos municípios é a de petróleo e gás.
Atualmente, também está sendo construída a Via Metropolitana, uma nova ligação
entre a Rodovia CIA-Aeroporto (BA-526) à Estrada do Coco (BA-099), um total de
11,2 quilômetros. Com investimento de R$ 220 milhões, a nova rota promete
desafogar a região central de Lauro de Freitas, funcionando como alternativa
mais rápida no acesso ao Litoral Norte baiano através da Linha Verde.
entre a Rodovia CIA-Aeroporto (BA-526) à Estrada do Coco (BA-099), um total de
11,2 quilômetros. Com investimento de R$ 220 milhões, a nova rota promete
desafogar a região central de Lauro de Freitas, funcionando como alternativa
mais rápida no acesso ao Litoral Norte baiano através da Linha Verde.
Estudo
aponta melhora em estradas baianas
aponta melhora em estradas baianas
Mais de 70% das estradas baianas são consideradas boas e regulares, conforme
estudo divulgado pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), nesta
quarta-feira (4). Dos 1600 quilômetros de rodovias avaliadas, apenas 5% – o
equivalente a 78 quilômetros – foram considerados péssimos, e 22% considerados
ruins. Para Cavalcanti ter 73% das estradas consideradas ótimo, bom ou regular
é evolução em relação aos anos anteriores, e demonstra que o investimento feito
pelo Governo do Estado tem dado resultado.
estudo divulgado pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), nesta
quarta-feira (4). Dos 1600 quilômetros de rodovias avaliadas, apenas 5% – o
equivalente a 78 quilômetros – foram considerados péssimos, e 22% considerados
ruins. Para Cavalcanti ter 73% das estradas consideradas ótimo, bom ou regular
é evolução em relação aos anos anteriores, e demonstra que o investimento feito
pelo Governo do Estado tem dado resultado.
Sobre as estradas consideradas péssimas no levantamento, que está em sua 19ª
edição, o secretário revelou estar ciente e que providências já estão sendo
providenciadas. “Das duas vias consideradas péssimas, uma é rodovia federal que
liga os municípios de Olindina a Itapicurú, e até dezembro devemos lançar o
edital de recuperação. A outra rodovia liga Castro Alves a Tapeaçú e já temos
um empréstimo aprovado de 300 milhões de dólares do Banco Mundial, que
investiremos na recuperação de mais 2,2 mil quilômetros de estrada”, destaca o
gestor.
edição, o secretário revelou estar ciente e que providências já estão sendo
providenciadas. “Das duas vias consideradas péssimas, uma é rodovia federal que
liga os municípios de Olindina a Itapicurú, e até dezembro devemos lançar o
edital de recuperação. A outra rodovia liga Castro Alves a Tapeaçú e já temos
um empréstimo aprovado de 300 milhões de dólares do Banco Mundial, que
investiremos na recuperação de mais 2,2 mil quilômetros de estrada”, destaca o
gestor.
Fotos: Manu
Dias/GOVBA
Dias/GOVBA
Secom
Secretaria
de Comunicação Social
de Comunicação Social
Governo
da Bahia