Diga News

Hemoba promove Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) realiza a partir desta segunda-feira (22) uma semana de atividades especiais em celebração ao Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, que é comemorado no dia 25 deste mês. As ações seguem até sábado (27), em diversas unidades da Hemoba em todo o estado, e contarão com coletas externas, horários diferenciados e atrações culturais para homenagear doadores e incentivar novas doações.

Em Salvador, a abertura da semana festiva acontece nesta segunda-feira (23), às 9h30, na sede da Hemoba, na Avenida Vasco da Gama, com lançamento de nova campanha e a apresentação musical da Banda da Guarda Civil Municipal de Salvador.

Com o tema ‘Heróis da vida real. Nosso superpoder tá no sangue!’ a nova campanha tem como objetivo prestar uma homenagem aos profissionais da saúde e aos doadores fidelizados que possibilitaram o pleno funcionamento das atividades da Hemoba durante a pandemia.

“A pandemia tem sido um período muito delicado para nós, momento em que os hemocentros de todo o país registram queda na coleta de bolsas de sangue. Entretanto, a empatia do povo baiano e o empenho e compromisso dos nossos profissionais têm garantido um estoque seguro para atendimento dos quase 40 mil pacientes cadastrados no ambulatório da Hemoba, além dos pacientes transfundidos nas mais de 350 unidades de saúde da rede pública estadual. Esse é um momento de agradecer e parabenizar esses verdadeiros heróis que nos ajudam na missão de salvar vidas”, pontua Fernando Araújo, diretor-geral da Hemoba.

Mobilização Nacional

Durante a Semana do Doador Voluntário de Sangue, a Hemoba também participa de mais uma edição da campanha nacional ‘Hemocentros Unidos’, que reúne os hemocentros públicos do Brasil em um trabalho coletivo de conscientização e apoio à doação voluntária de sangue.

Participam da campanha conjunta por meio das redes sociais os hemocentros públicos das seguintes unidades da Federação: Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo (capital e Ribeirão Preto). Na Bahia o padrinho da campanha é o cantor Xanddy (Harmonia do Samba).

Coletas Itinerantes

Ainda como parte da iniciativa, a unidade móvel de coleta da Hemoba ficará estacionada no Hospital das Clínicas (HUPES), no bairro do Canela, recebendo candidatos à doação de sangue e cadastro de medula óssea em horário especial, das 8h às 17h, de terça-feira (23) a sexta-feira (26). Nos postos do Salvador Shopping e Salvador Norte Shopping, os atendimentos acontecerão de segunda (22) a sábado (27), das 9 h às 18h.

Estão aptos para fazer a doação todas as pessoas com idade entre 18 e 69 anos, que pesem no mínimo 50 quilos, estejam em boas condições de saúde e não tenham passado por parto ou cirurgia, pelo menos, nos três meses que antecedem a doação. Para homens, o limite máximo de doação é de quatro vezes por ano e, para mulheres, três vezes.

Os endereços e horários dos postos fixos de coleta na capital e interior do estado e a programação completa do evento podem ser acessados no site da Hemoba (www.hemoba.ba.gov.br).

A Semana Nacional do Doador de Sangue está sendo organizada com a colaboração de vários parceiros institucionais e privados como o GACC, Embasa, Polícia Militar da Bahia, Guarda Municipal de Salvador, Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde, Hospital professor Edgar Santos (HUPES), Grupo JCPM, Be Green, Sotero, Óticas Diniz, Linus Pauling, Pizza do Pai, Picolé da Lapa, Loja Macônica União e Sabedoria, entre outros.

Serviço 

Lançamento da nova campanha de doação de sangue e abertura da Semana do Doador da Hemoba
Local: Sede da Hemoba, Ladeira do HGE, Av. Vasco da Gama
Quando: Segunda-feira (22), a partir das 9h
Roteiro do Hemóvel:  Hospital das Clínicas (HUPES), no bairro do Canela, de 23 a 26/11, das 8h às 17h

Fonte: Ascom/Hemoba