Independência do Brasil na Bahia é tema da sexta temporada do Podcast Calumbi em parceria com o grupo Arribar o Céu

Independência do Brasil na Bahia é tema da sexta temporada do Podcast Calumbi em parceria com o grupo Arribar o Céu
Por que o Dois de Julho na Bahia não está no centro das discussões sobre a Independência do Brasil? Qual a participação das populações dos sertões nas lutas populares que levaram à Independência? E qual a participação das mulheres negras e indígenas nessas lutas? Essas e outras questões serão abordadas pelo Podcast Calumbi na sexta temporada, intitulada “Independência do Brasil na Bahia: lutas por liberdade”, que estreia nesta quarta-feira (12), nas principais plataformas de áudio.

Com cinco episódios, a temporada vai tratar sobre os 200 anos de Independência do Brasil na Bahia, a partir da perspectiva dos povos subalternizados, sertanejos, indígenas e negros, personagens que estiveram à margem da historiografia oficial. A produção desta temporada é realizada em parceria com o grupo de pesquisa e extensão “Arribar o Céu: artes, saberes e histórias dos Sertões indígenas e afro-brasileiros”, vinculado ao Campus IV da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Jacobina-BA.

A concepção da temporada tem como premissa as Leis Federais 10.639/2003 e 11.645/2008, que tornaram obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena nas escolas. Também traz como inspiração movimentos e pedagogias brasileiras, a exemplo da Pedagogia Griô, da Pedagogia CRIA e da Pedagogia do Oprimido.

Nesse sentido, a coordenadora do grupo Arribar o Céu, Cláudia Vasconcelos, que é professora da área do ensino de História na Universidade do Estado da Bahia (Uneb), conta sobre a importância de produzir conteúdos embasados nessas pedagogias, evidenciando os discursos silenciados. “A gente teve uma educação muito colonizada, mas agora a gente está mais atento a pensar quais narrativas a gente quer que chegue para os alunos da educação básica, que muitas vezes são pessoas do povo, são pessoas que vem de uma classe social que não se vê muitas vezes no livro de História, na narrativa de História”.

O primeiro episódio da sexta temporada fará uma contextualização sobre a história da Independência do Brasil na Bahia, considerando o longo processo que vai da presença das tropas portuguesas na província desde fevereiro de 1822, passando pelas fases da guerra até a vitória em 2 de julho de 1823. Para apresentar questões silenciadas deste processo, a idealizadora e apresentadora do Podcast Calumbi, Adriana Santana, vai conversar com o professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Sérgio Guerra Filho, e com Cláudia Vasconcelos.

“Independência do Brasil na Bahia: lutas por liberdade” estará disponível a partir de quarta-feira (12) no site do Podcast Calumbi e nas diversas plataformas de áudio, como: Spotify, Deezer, Youtube, Google Podcasts, Amazon Music, Orelo, Apple Podcasts, entre outras. A temporada é resultado do projeto “Arribar o Céu: Independência e Liberdade, por outras histórias da Bahia”, contemplado no Edital nº 111/2022 PROAPEX/UNEB para financiamento de projetos de extensão voltados para a Campanha “Igualdade e Justiça: 200 anos de Independência do Brasil na Bahia”.

Sobre o Podcast Calumbi

O Podcast Calumbi dissemina conteúdos de história, ciência, política, arte e cultura relacionados ao sertão baiano, território que é historicamente estigmatizado e pouco representado nas diferentes mídias. Assim, o Calumbi já lançou 36 episódios e assume a posição de protagonismo na discussão de temas relacionados às histórias e culturas dos sertões baianos dentro da podosfera brasileira.

Sobre o Arribar o Céu

O grupo “Arribar o Céu: artes, saberes e histórias dos Sertões indígenas e afro-brasileiros” nasceu em março de 2022 e já realizou diversas atividades com o objetivo de ampliar a noção de História do Brasil, dando ênfase ao estudo de narrativas expressas pelas populações indígenas e afro-brasileiras através das artes, da oralidade, das festas, ritos e demais manifestações culturais brasileiras. O núcleo que coordena essa iniciativa conta com a participação de professoras/as da UNEB, técnicas administrativas, estudantes e ex-estudantes, mestres e mestras da cultura de tradição oral, entre outros/as artistas e ativistas da comunidade externa de Jacobina-BA e outras cidades da região.

Lorena Simas
Assessora de Imprensa do Podcast Calumbi

Deixe o Seu Comentário

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Telegram
Twitter
Email
Print
VEJA TAMBÉM

Vagas de emprego em São Paulo - SP

Encontre a vaga ideal em São Paulo Confira salários e avaliações de empresas.
Últimas Notícias