Diga News

Noiva com câncer realiza sonho de casar dez dias antes de morrer

Na luta contra o câncer desde 2018, a jovem Adarlele Andrade, de 26 anos, conseguiu realizar o último desejo dez dias antes de perder a vida, em 16 de fevereiro. Ao lado de familiares e amigos, ela entrou na igreja vestida de noiva para casar com o companheiro, Ruan Pablo de Lara, de 28 anos. A celebração da união aconteceu em União da Vitória (PR), a 240 km de Curitiba.

De acordo com a família, Adarlele e Ruan começaram a namorar em 2020. Após meses de relacionamentos, ambos marcaram a primeira data para dezembro, mas adiaram por causa da pandemia do novo coronavírus.

No mesmo mês, o casal também recebeu o laudo dos médicos informando que o tratamento dali em diante de Adarlele seria apenas paliativo, provocando a correria para preparar o casamento antes de o quadro de saúde piorar. A jovem sofria de Sarcoma de Ewing, um tipo de câncer que atinge os ossos.

“Ruan entrou na vida dela já sabendo de todos os desafios por causa do tratamento. Mesmo assim, enfrentou o relacionamento. O amor de ambos foi tão recíproco que em um mês começaram a namorar e marcaram o casamento. Nada foi por caridade. Todo mundo sentia que ele gostaria realmente de casar com a Adarlele. Todos sabiam que ela poderia perder a vida, mas não tão rápido”, contou Felipe Vetterlein, esposo de uma prima da jovem e padrinho do casamento.

A cerimônia foi marcada para 6 de fevereiro. Virou o momento que Adarlele, segundos os familiares, esqueceu as dores que enfrentava. A jovem tomava dez comprimidos diários de morfina para amenizar os efeitos do câncer no corpo.

A jovem fazia o tratamento no Hospital das Clínicas de Curitiba. A própria equipe médica que cuidava de Adarlele ajudou na mobilização para a concretização do sonho da paciente, levando-a para provar o vestido dias antes do casamento. A Prefeitura de União da Vitória também disponibilizou uma ambulância para ficar de prontidão na porta da igreja para caso de emergência.

Adarlele entrou na igreja de cadeira de rodas, mas na metade do caminho ao altar, decidiu se levantar e seguir andando. A cena teria arrancado lágrimas dos presentes na celebração.

“Nas semanas que antecederam o tratamento, a Adarlele teve piora no quadro. Ela tomava comprimidos de morfina, mas não estavam fazendo tanto efeito. Já iria começar a fazer de forma injetável. Só que no dia do casamento e no dia anterior, vimos ela muito empolgada e vibrante, mesmo estando nesta condição. Estava muito feliz por estar rodeada dos amigos e família”, lembra Felipe.

Casamento virou despedida

O evento religioso que marcou a concretização de um sonho também acabou virando a despedida de Adarlele.

A jovem viajou para Curitiba quatro dias depois da celebração, em 10 de fevereiro, para buscar o resultado de uma biópsia do câncer e precisou ficar internada. A morte aconteceu seis dias depois.

“Ela fez uma biópsia quatro dias antes do casamento para saber se o câncer havia chegado à medula, o que teve resultado positivo. Como a anemia estava muito forte e os médicos não liberaram, acabou morrendo dia 16 de fevereiro”, confirmou o padrinho de casamento.

O viúvo, de acordo com a família, ainda está abalado. Somente hoje retornou ao trabalho em uma empresa de sistema de informação, direcionando qualquer contato ao padrinho.

“Era o amor da vida dele. Ela era conhecida pelo sorriso e conquistava todo mundo ao seu redor com a sua força e luta contra o câncer”, concluiu Felipe.

Fonte: Universa