Diga News

Nota de esclarecimento sobre acusações de propaganda partidária na UNEB

Após acusações de propaganda partidária nas dependências da UNEB, o Departamento de Educação (DEDC), Campus VII da UNEB informa que é uma instituição pública e se baliza em princípios claros que orientam a dinâmica universitária, dentre eles está a condição de sermos uma instituição laica e suprapartidária. Isso significa que em nossos espaços circulam ideias de diferentes coletivos partidários com diferentes opiniões, e, além disso, somos também uma instituição onde é permitido circular diferentes crenças religiosas.

Exatamente por sermos uma instituição laica e suprapartidária, ontem (21), aconteceu um evento religioso nas dependências da Universidade, com determinada crença, e, ao mesmo tempo, há a reiterada colagem de cartazes de shows gospels de outros credos que, aliás, nunca foram objetos de quaisquer contestações.

Ao mesmo tempo, também, foi registrada a manifestação de opinião de um determinado coletivo político, legítimo, representado pelo movimento estudantil, que fixou cartazes nas dependências do departamento, sem o nosso conhecimento, fora dos espaços específicos reservados para a exposição de materiais dessa natureza, a exemplo dos nossos portões de entrada que são constantemente preenchidos com cartazes de protestos oriundos de diferentes representações sindicais e diferentes coletivos.

Reafirmamos nosso caráter plural de instituição onde a circulação das ideias e crenças religiosas é livre. A nossa condição enquanto universidade pública permite-nos afirmar que não censuraremos a livre expressão de opiniões e nem a circulação de diferentes crenças religiosas em nossas dependências, desde que não estejam alinhadas com práticas e concepções que firam a dignidade humana.

Suzzana Alice Lima
Diretora do DEDC VII da UNEB