Diga News

Novembro Azul: câncer de próstata mata um homem a cada 40 minutos no Brasil

A
edição deste ano da campanha Novembro Azul vai ampliar sua abordagem – com o
mote “De novembro a novembro azul – movimento permanente pela saúde integral do
homem”, a ação vai orientar sobre o câncer de próstata e também alertar os
homens sobre a importância de cuidar da saúde.
Criada
pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, a campanha visa orientar a população
masculina sobre o câncer de próstata. A doença figura como o segundo tipo de
câncer mais comum entre homens, com mais de 13 mil mortes anuais – uma a cada
40 minutos. Mais de 61 mil novos casos devem ser registrados no país em 2016,
segundo o Instituto Nacional do Câncer.
A
proposta do instituto este ano é, com a campanha já consolidada no Brasil,
passar a alertar sobre os cuidados com a saúde integral do homem, mobilizando a
população masculina para que se torne protagonista de sua história e
responsável por sua própria qualidade de vida, em diferentes fases da vida.
Atividades
Durante
o mês de novembro, serão realizadas atividades de orientação sobre o câncer de
próstata e a saúde do homem e ações para estimular a atividade física. Haverá
distribuição de material informativo e prédios serão iluminados na cor azul –
entre eles, o Viaduto do Chá, em São Paulo, e o Congresso Nacional, em
Brasília.
Um
dos destaques da programação é o II Fórum Ser Homem no Brasil, marcado para a
próxima segunda-feira (7). Com apoio do Senado Federal, o evento vai reunir
profissionais de saúde, parlamentares, governantes, representantes do
Ministério da Saúde e população em geral para debater a prevenção e o combate
ao câncer de próstata e outros tipos de câncer, como de pênis e testículo.

Nas
redes sociais, a campanha vai tratar da saúde integral do homem e usará as
seguintes hashtags: #novembroazul #denovembroanovembroazul #menospreconceito e
#maisvida. A programação completa do Novembro Azul pode ser conferida no portal
do Instituto Lado a Lado pela Vida.(Agência
Brasil)