Diga News

Prefeitura de Filadélfia declara situação de emergência devido à estiagem

Devido à forte estiagem no município, Filadélfia decretou Situação de Emergência nesta quarta-feira (22). O Decreto de número 039/2022, foi publicado no Diário Oficial do Município e afirma e classifica a estiagem provocada por desastre natural climatológico, caracterizado por estiagem prolongada que provocou a redução sustentada das reservas hídricas existentes no município.

O decreto autoriza-se a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação da CONDEC – Filadélfia (BA), nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução.

De acordo com o estabelecido nos incisos XI e XXV do artigo 5º da Constituição Federal, autoriza-se as autoridades administrativas e os agentes de defesa civil, diretamente responsáveis pelas ações de resposta aos desastres, em caso de risco iminente, a: I – Penetrar nas casas, para prestar socorro ou para determinar a pronta evacuação; II – Usar de propriedade particular, no caso de iminente perigo público, assegurada ao proprietário indenização ulterior, se houver dano. Parágrafo único. Será responsabilizado o agente da defesa civil ou autoridade administrativa que se omitir de suas obrigações, relacionadas com a segurança global da população.

Art. 5º. De acordo com o estabelecido no Art. 5º do Decreto-Lei nº 3.365, de 21 de junho de 1941, autoriza-se o início de processos de desapropriação, por utilidade, de propriedades particulares comprovadamente localizadas em áreas de risco

intensificado de desastre.

§ 1º. No processo de desapropriação, deverão ser consideradas a depreciação e a desvalorização que ocorrem em propriedades localizadas em áreas inseguras.

§ 2º. Sempre que possível essas propriedades serão trocadas por outras situadas em áreas seguras, e o processo de desmontagem e de reconstrução das edificações, em locais seguros, será apoiado pela comunidade.

Filadélfia em Notícias.