Diga News

Prefeitura de Senhor do Bonfim realiza mapeamento para identificar variantes da Covid-19 no município.

A Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) de Senhor do Bonfim, por meio do Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia – LACEN-BA, está realizando mapeando de variantes da Sars-CoV-2 em pacientes no município. Este mapeamento visa identificar quais pacientes se identificam com as variantes: Gama (P1 Manaus); Delta (Índia); Alpha (B.1.1.7 Reino Unido) ou Epsilon (Califórnia).

Como estratégia de controle da pandemia. Nesta sexta-feira (17) a SEMUS recebeu os resultados de sequenciamento para variantes de atenção no município, sendo detectados desta vez 2 pacientes com a variante: B.1617.2, conhecida por variante Delta. Um dos paciente evolui bem, lúcido e orientado encontra-se em casa e apresenta leves desconforto respiratório a esforços. O outro paciente evoluiu a óbito, infelizmente. Em tempo a SEMUS informa que realizou e segue realizando o monitorando dos pacientes e seus contactantes, para evitar a proliferação desta e demais variantes.

A variante B.1617.2 também conhecida por Delta, foi detectada a primeira vez na Índia em Outubro de 2020, é uma variante de preocupação por ser a de maior transmissão, os infectados possuem uma carga viral até 1260 vezes maior que o vírus original, os sintomas inicialmente se parecem com um resfriado sazonal como dor de cabeça, febre, dor de garganta e coriza.

“As vacinas diminuem a gravidade e os números dos casos. Enquanto a cobertura de vacinas não atingir o necessário para interromper o ciclo de infecções e reinfecções, medidas como distanciamento social, uso de máscara e higiene frequente das mãos ainda são as melhores formas de frear o contágio e a dispersão do vírus, evitando assim que ele se multiplique e se modifique a cada transmissão, evitando o surgimento de novas cepas, por isso pedimos a compreensão e colaboração da comunidade” ressaltou a Secretária Municipal de Saúde – Renata Mercês.

ASCOM – PMSB – Governo “O Novo Futuro”