Diga News

Programa itinerante de rastreamento do câncer de mama fará atendimento em Filadélfia de 07 a 15 de março.

O Saúde Sem Fronteiras, Programa Estadual de Rastreamento do câncer de mama, está de volta ao município de Filadélfia a fim de ampliar o acesso ao diagnóstico precoce do agravo em mulheres baianas entre 40 e 69 anos de idade.

Em Filadélfia, a unidade móvel encontra-se estacionada na praça do Comercio- centro da cidade, onde  as equipes farão os atendimentos do dia 07 até o dia 15 de março. “Essa é uma estratégia extremamente importante na luta contra o câncer de mama, porque, com a identificação precoce da doença é possível obter a cura total, após o tratamento”, explica Tereza Paim, secretária estadual da Saúde da Bahia.

O rastreamento será feito de forma escalonada

De acordo com datas e unidades de saúde.
07/03 USF do JACARÉ
08/03 USF da AROEIRA
09/03 USF de AGUADAS
10/03 USF do PAPAGAIO
11/03 USF do CABEÇA DA VACA
12/03 USF do JOAQUIM
14/03 USF do JOÃO BARBOSA
15/03 USF do PEDRO LUÍS
portanto Mulheres de 40 anos a 69 interessadas deverão agendar sua mamografia no seu PSF ou com seu agente comunitário de saúde. Lavar com xerox do CPF e cartão do sus.

Na rede SUS, as mulheres contam com equipamentos específicos para o diagnóstico, como as policlínicas regionais de saúde,  e tratamento,  como os Cacons,  Unacons e Cican, além do hospital da Mulher, que é referência para os casos de cânceres femininos.   A Estratégia Itinerante é, portanto, uma ação complementar às outras que  já são desenvolvidas no Estado referentes à Saúde da Mulher.