Diga News

Programa “Papo com Quem Faz” inspira empresários e jovens empreendedores do Vale do São Francisco

Com formato informal, em um ambiente descontraído e propício para o compartilhamento de ideias e estímulo ao empreendedorismo, a segunda edição do Programa “Papo com Quem Faz” inspirou e conectou jovens empresários e empreendedores, na noite da última terça-feira (19), em Petrolina-PE.

Promovido gratuitamente pela Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e o Sebrae, o evento teve início com as palavras motivadoras do diretor regional da FIEPE, Albânio Venâncio, incentivando o público jovem a ser protagonista de suas próprias histórias e a conhecer as narrativas de sucesso dos palestrantes.

Mediado pela gerente do Sebrae Petrolina, Mara Vivianne, o programa apresentou, em seguida, o presidente do FIEPE Jovem, Rodrigo Veloso, que mostrou, em exibições de slides, as iniciativas do grupo. Criado há 10 anos, e composto por 160 membros, o grupo tem 70 ações que proporcionam o desenvolvimento de programas de geração de negócios e networking, formação de líderes e associativismo. Além disso, Rodrigo apresentou também sua trajetória profissional. “Iniciamos esse projeto com o propósito de atrair novos jovens industriais, formar novos líderes e fortalecer o associativismo na Federação”, enfatizou.

Na sequência, o empresário da Domingo & Rodrigues Engenharia Elétrica, Alexandre Rodrigues, compartilhou sua jornada como estudante e empreendedor, inspirando tanto os jovens estudantes quanto os aspirantes a empreendedor a concentrarem esforços em suas escolhas. “A minha jornada como empreendedor teve início na universidade, onde obtive bolsas de pesquisa e busquei oportunidades para desenvolver projetos lucrativos. Durante esse percurso, decidi tentar um concurso para bombeiro. No entanto, seguindo o conselho sábio do meu pai, que me alertou para a importância de focar nos estudos e buscar uma formação sólida, optei por me dedicar à engenharia elétrica. Essa orientação foi fundamental para minha trajetória”, frisou.

O empresário da Cipremol Pré-Fabricados, Robério Hermano, compartilhou suas experiências pessoais na busca por conhecimento e superação de desafios na indústria civil. “Eu estudava em João Pessoa, quando, por intermédio de amigos, surgiu a oportunidade de estagiar com o diretor da FIEPE, Albânio Venâncio. No entanto, recebi um convite para empreender na minha empresa em 2022. Acredito que o sucesso não é um destino final, mas sim um ponto de partida.” Robério enumerou ainda os desafios enfrentados na área de pré-fabricados e compartilhou como conseguiu alcançar êxito.

De acordo com a coordenadora da Unidade Regional do Sertão do São Francisco da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (URSF/FIEPE), Fabiana Ribeiro, a segunda edição do Programa foi um sucesso. “Nossa expectativa para os próximos encontros é enriquecer mais ainda os debates, estimulando o empreendedorismo e o engajamento de jovens e mulheres no processo de inovação e o crescimento de negócios locais e futuros de micro e grandes empreendedores regionais”, concluiu.*Clas Comunicação e Marketing*