Diga News

Quadrilha está clonando números de telefones de Capim Grosso e aplicando golpes

Na última semana vários números de telefones de capim-grossenses foram clonados, pela quantidade de pessoas que estão relatando as tentativas de golpes que seus contatos vêm recebendo, acredita-se que uma quadrilha está agindo na área.

A pratica é sempre a mesma, o falsário envia uma mensagem para um conhecido do número clonado se passando por ele dizendo que teve um problema na conta ou está precisando de um valor para pagar alguma dívida e pede para essa pessoa fazer uma transferência para uma determinada conta e o golpe está feito.

As vítimas que tem o número clonado, geralmente são comerciantes, pois pelo volume de movimentação geram menos desconfiança, só essa semana quatro pessoas relataram que tiveram seus números clonados entre elas empresários e políticos.

Existem muitas formas de se clonar um telefone, uma das mais usadas são os links enviados pelo whatsapp, que instalam programas no aparelho e roubam os dados, transferindo-os para estelionatários (o número do telefone, senhas, contas entre outros dados). Por isso é muito importante não clicar em links de promoções desconhecidas ou sites.

Então, quando receber alguma mensagem deste teor, ligue para o número dos seus amigos para se certificar da veracidade do fato.

Vale informar que além dos contatos, os mesmos também estão abrindo sites fakes, com dados de empresas locais. Então, deve-se redobrar a atenção.

Como saber seu celular foi clonado

Segundo a Serasa existe uma série de situações que você precisa observar para saber se seu aparelho foi clonado ou não.

Primeiro passo é verificar se não existem novos aplicativos que você não instalou. Às vezes, em atualizações de software (sistema do aparelho), o fabricante acrescenta aplicativos novos ao celular.

Além de conferir os Apps, observe se há números desconhecidos em sua caixa de ligações recebidas.

Observe também se, ao fazer uma ligação, você escuta barulhos estranhos. Isto também indica a presença de hackers no seu aparelho.

Seu celular está mais lento? Isso pode acontecer se um aplicativo estiver sendo usado em segundo plano.

Aumento no seu uso de dados. Verifique o quanto de dados cada aplicativo consome. Se um aplicativo não muito usado estiver gastando mais dados, pode ser um fraudador.

Redação FR Notícias / Foto: Fernanda Carvalho/Hoje em Dia