O Dia Internacional do Cooperativismo, oficialmente proclamado pela Assembleia Geral das Nações Unidas, foi comemorado em Petrolina, no último sábado (06), com uma vasta programação e a doação de 310 kits com lençóis, fronhas e mantas para o Hospital Dom Tomás.
O evento, realizado na Arena III do Parque Municipal Josepha Coelho, foi promovido por 10 cooperativas regionais dos segmentos de saúde, agrícola e de crédito, com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Pernambuco (Sescoop/PE).
Segundo o diretor vice-presidente da Unimed Vale do São Francisco, Gustavo Mendes, a escolha do Hospital Dom Tomás para a doação, foi em resposta aos esforços realizados por sua equipe de saúde para oferecer assistência humanizada e integral aos pacientes com câncer e seus familiares. “Está já é a segunda vez que as cooperativas se unem em solidariedade à esta unidade de saúde, obedecendo o sétimo princípio do cooperativismo, que é a preocupação com a comunidade e o bem-estar social”, frisou.
O Hospital Dom Tomás atende mensalmente em torno de 1.550 pacientes para tratamento quimioterápico e 160 pacientes para procedimentos cirúrgicos. Além de consultas, internamentos, exames laboratoriais e radiológicos, e outras ações. São, ao todo, dois milhões de pessoas beneficiadas pela unidade, que é o principal hospital oncológico do Vale do São Francisco.
Celebrado sempre no primeiro sábado do mês de julho, a comemoração pelo Dia Internacional da Cooperativismo, em Petrolina, que representou pela segunda vez o estado de Pernambuco na campanha nacional de voluntariado do Dia C, contou ainda com dinâmicas de grupo e ações de integração, envolvendo as equipes das cooperativas. Além da Unimed Vale do São Francisco, participaram também da iniciativa as cooperativas Coopexvale, Copexfruit, CAJ, Cappelaro, Cerpel, Coana, Cooapinc, Sicredi Vale do São Francisco e Valexfruit. *Clas Marketing Comunicação*