Diga News

Surpresas e descobertas marcam encontro de leitura em Petrolina

Compartilhar sensações, descobertas e o prazer pelos livros, esse é o objetivo dos clubes de leitura do Plenus Colégio e Curso. Para incentivar pequenos estudantes a desenvolverem e se aventurarem no rumo do conhecimento, a escola realizou na noite da última quarta-feira (28), o I Encontro Virtual 2021 do Clube de Leitura ‘Leia’.

Na abertura, a diretora Pedagógica da escola, Silvia Santos, parabenizou os alunos, com muito entusiasmo, pela participação em um projeto tão gratificante, em meio a tantos percalços causados pela pandemia da Covid -19. E, ainda, incentivou os amantes da leitura a incentivarem a prática da leitura.

“Acredito no potencial de cada um e tenho a certeza de que as muitas histórias lidas durante esse processo marcaram a trajetória de suas vidas”, afirmou Sílvia, que finalizou a participação, homenageando a memória da professora Simone Ramos, idealizadora dos clubes de leitura e de cinema do colégio.

Em seguida, a mediadora de leitura, Sueli Soares saudou a todos, com muita alegria e explanou a sua paixão pela profissão de bibliotecária. “Amo mediar a leitura, estar com os alunos, indicar livros e compartilhar ideias. Fico muito feliz que os alunos estejam participando do projeto ‘Leia’. Os estudantes estão com limitações no momento, com isolamento social, medida preventiva, contra o coronavírus e o livro leva a lugares que eles não podem ir”, ressaltou Sueli.

Ainda de modo virtual, o professor e coordenador do projeto, Genivaldo Nascimento, colocou os 34 estudantes do 6° ano ao 8° ano, através do Google Meet, em um só tom de voz, para realizarem o juramento. Logo em seguida, o coordenador foi surpreendido pelo estudante de Medicina, ex-aluno do Plenus e integrante do clube de leitura, Artur Silva Santana, com um depoimento especial. Ele afirmou que o projeto foi uma das partes mais legal do colégio. E ainda destacou a leitura como uma ferramenta importante, pois provoca empatia, com o próximo.

Bastante emocionado, com a declaração inesperada, Genivaldo agradeceu a participação do ex-aluno e explicou que os encontros, que acontecem uma vez por mês, já debateram diversos livros escolhidos. Entre eles estão: O pequeno príncipe, Crepúsculo, Diário das Aventuras de Ellie, Quatro Contos. “Criamos um grupo no WhatsApp para compartilhar diversas experiências e indicações de livros, com os participantes do clube. Com isso, nos encontros virtuais, ampliamos a cada reunião realizada debates sobre o conteúdo de publicações dos mais variados tipos de temas.

Para o estudante do 7º ano B, Artur Siqueira Brito, 12 anos, desde o ano passado, o clube de leitura possibilita conhecer mais sobre a história, que as pessoas vivem, por exemplo, o livro “O amanhã não está à venda”, do autor Ailton Krenak, que aborda o colapso ambiental, propondo transformação. O livro destaca o surgimento de doenças, por isso o indiquei para os meus colegas, pois eles podem compreender o momento por que estamos passando, com a pandemia”, explica o leitor.

Nesta quinta – feira (29), também de forma online, será a vez dos sócios do Clube ‘Leia Mais’. O encontro vai reunir estudantes do 9º ano à 3ª série com depoimentos e indicações de livros. Clas Comunicação e Marketing