No Colegiado do Curso de Licenciatura em Pedagogia foram aprovados oito projetos de extensão em 2022 de docentes/pesquisadores, que abordam temáticas nas áreas da formação de professores, gênero e sexualidade, turismo no território, memória musical e educacional, além da leitura e literatura. O Departamento de Educação, Campus VII, em Senhor do Bonfim, obteve a aprovação no Edital 012/2022, de 34 projetos de extensão e desses 32 de monitorias com bolsa das agências de fomento (CAPES, CNPq, FAPESB), sendo este o maior número de monitorias da UNEB. Ampliar esses projetos é mais uma forma de impulsionar e fortalecer o Departamento de Educação, Campus VII na integração com a comunidade nos diversos contextos, como também potencializar a visibilidade do Departamento no Território Piemonte Norte do Itapicuru e no país.
A leitura de livros abre universos para outras histórias e percepções, pensado na formação de leitores e leitoras com conhecimento crítico da palavra e do mundo. Assim, o Projeto de Extensão coordenado pelo Profº Me. Pascoal Eron Souza, que tem como bolsista, Jaquelayne Cruz, e como título “Leitura e Literatura na Escola: Formando leitores/as para a Leitura da Palavra e do Mundo”, foi criado para “buscar estreitar os laços entre a Universidade e a Educação Básica, desenvolvendo ações que ampliam a concepção de leitura como prática social, abordando o conceito de letramento literário, ao tempo em que contribui para o processo de formação de leitores/as”, explica o professor. As atividades do projeto serão a partir da realização de Tertúlias Literárias Dialógicas, que são atividades culturais e educativas a partir da leitura de livros da literatura clássica universal, as quais serão oferecidas nas escolas, além de Oficinas de Escrita sobre experiências de Leitura de estudantes da educação básica e do curso de Licenciatura em Pedagogia do departamento em Senhor do Bonfim.
No contexto da formação, o projeto coordenado pelo Profº Dr. Pedro Paulo Rios, com monitoria de Ariel Oliveira, trabalha com o tema “Gênero, sexualidade e diversidade sexual na Educação Infantil e Anos Iniciais”, e desenvolve ações que visam a “reflexão das Diretrizes e Base da Educação brasileira como essas questões são apresentadas e discutidas com as crianças na Educação infantil e nos Anos iniciais”, salienta o pesquisador, e explica que será realizado em três etapas: curso de formação com os alunos/monitores bolsista e voluntários com montagem de oficinas e minicursos, em seguida o levantamento das escolas do território e apresentação junto às Secretarias de Educação dos municípios do Território, assim firmar parcerias e aplicar a formação também aos profissionais da educação, por fim, aplicação das oficinas nas escolas, essa dinâmica tem “o intuito é refletir acerca de questões do campo da subjetividade tanto dos profissionais quanto das crianças”. Na continuidade da formação a Educação com a diversidade fazem parte dos pilares que regem o projeto de extensão vinculado ao Campus VII, “Rede Diversidade e Autonomia na Educação Pública – REDAP”, coordenado pela Profª Dra. Ivânia Freitas. A docente destaca que trabalha com o propósito de “reunir, produzir e disseminar estudos, práticas e indagações nas áreas do currículo, da formação de professores, gestão e avaliação da Educação, avançando no movimento de resistência às investidas do capital no processo de empresariamento da educação pública”. Nesse seu projeto a professora conta com um monitor/bolsista, o discente Ariel Fellipe Silva.
Com a finalidade de promover atividades e conteúdos que se relacionem com a comunicação e a arte, o projeto de extensão “TV EDUCA TIPNI – A Educação, Comunicação e Arte”, coordenado pela Profª Ma. Maria Iraídes da Silva, com o bolsista Edson Veiga, além dos monitores voluntários, Celo Cardoso e Samuel D’Ávila, desenvolve ações para disseminação de conteúdo por meio de uma programação que servirá de fonte de referência, informação, comunicação e, simultaneamente um canal de diálogos e interlocuções com agentes educacionais. A programação contempla conteúdos nos eixos de Informação, Entretenimento e Formação por meio de Podcast, Documentários, Ação formativa (colóquios, congressos, seminários) e Agenda Educação, Arte e Cultura no TIPNI.A pesquisadora explica que nesse mês de “agosto teve início a exibição de edições do podcast “Educação na pauta! Bora escutar?”, que tem periodicidade semanal, às quintas feiras no período de 25/08 a 29/09 de 2022, das 20h às 22h”. Simultânea a essa ação, a professora Iraídes juntamente com os monitores está produzindo um Documentário Memorialista, homenageando “Pessoas que inspiram” e lutam/lutaram pelo direito à educação em seus diversos espaços formativos – dos movimentos sociais às instituições escolares”.
Preservar a memória em todas as áreas é de suma importância, pois transpõe o tempo e o espaço, fazendo as ligações entre as gerações e perpetuando costumes arraigados no cotidiano de comunidades, com esse propósito de preservação e fonte para outros estudos o projeto “Centro de Memória e Documentação das Escolas Extintas do Município de Senhor do Bonfim, Bahia”, coordenado pela Servidora Analista Universitária, Ma. Lívia Fernanda Gomes, sob a orientação da Profª Dra. Maria Glória da Paz, e monitoria de Geovano Morgado. O projeto objetiva manter a memória das escolas, além de criar um local de guarda dos acervos das escolas extintas, assim, identificar, inventariar, catalogar e acondicionar corretamente, a documentação dos arquivos, observando o valor histórico de cada documento, atendendo ao que sugere a legislação que trata da guarda de documentos públicos. Para resguardar a memória musical a Profª Dra. Maria Glória da Paz, coordena o projeto de extensão “Memória musical do distrito de Igara: uma experiência com formação de coral na comunidade”, e que tem como bolsista Jessyca Oliveira, e visa inventariar o cancioneiro do distrito de Igara, criar e difundir as músicas, através de corais em grupos escolares e nos espaços de artes do distrito e no entorno. Lembrar que os cancioneiros são manuscritos com coletâneas de canções antigas e registros sonoros que contam as histórias da época.
Almejando a expansão do turismo da região, a Profª Ma.Viviane Brás, no projeto de extensão “O Piemonte é Assim!” Educação e Turismo no Território Piemonte Norte do Itapicuru”, visa promover o debate sobre o Turismo no Território Piemonte Norte do Itapicuru, e viabilizar as questões ambientais com oficinas sobre Turismo e Meio Ambiente, para serem aplicadas com estudantes e docentes da rede pública de ensino de cinco municípios do Território. A coordenadora que tem como monitora/bolsista, Aline Camila de Souza, ressalta que “o turismo, apesar de apresentar um grande potencial para o desenvolvimento territorial, é um assunto ainda pouco discutido e estimulado, dessa forma é necessário aprofundar o debate sobre a realidade do turismo e da questão ambiental no âmbito dos municípios do Território e uma demanda que precisa ser encarada, seja pelos/as gestores/as, universidades, pelos movimentos ou pela população, como ferramenta importante para o desenvolvimento local e regional”.
O Colegiado de Pedagogia conta também com atividades de extensão no “Laboratório de História, Cultura Afro-brasileira e Africana e Currículo – LahAfro”, coordenado pela Profª Ma. Rita de Cássia Dias, e monitoria de Fernanda Souza, o qual objetiva desenvolver ações que valorizem os estudos e a cultura negra e africana através dos olhares da Educação e da Saúde, sendo que na “educação lutamos pela implantação de uma pedagogia antirracista, valorizando a história e a influência do povo negro nos contextos social, cultural, político e econômico brasileiro, em relação a saúde o trabalho é em mobilizar a pró-saúde da População Negra, em ser praticada a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra e a luta por ações de saúde que combatam o racismo institucional no Sistema Único de Saúde (SUS)”, explica a professora. Com cinco anos de criação, no LahAfro “desenvolvemos eventos com a discussão na temática, na formação de professores com aulas que estão disponíveis no Canal YouTube LahAfro UNEB, além das atividades desenvolvidas pesquisa e iniciação científica e contamos com monitores/as bolsistas e estagiárias que pesquisam sobre feminismo negro e promoção de saúde em comunidades quilombolas”, destaca a coordenadora.
A execução dos projetos de extensão do Campus VII, amplia a comunicação entre a Universidade e as comunidades, além de potencializar a rede de parcerias com prefeituras, secretarias, institutos, associações e cooperativas, como também da educação em todo o Território. As socializações que ocorrem dentro/fora das atividades desenvolvidas nos projetos com professores e professoras, alunos, alunas tanto da educação infantil, fundamental e médio, como de outras Universidades e faculdades, constituem momentos de partilha de conhecimentos, sendo uma parte fundamental para a formação dos discentes/profissionais que saem da UNEB.
Irenilda Maria
NAC-DEDCVII/UNEB