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UNEB: a partir de seus projetos de extensão desenvolvidos no Campus VII professores e professoras do Curso de Pedagogia ampliam as ações extensionistas em diferentes áreas da Pedagogia na educação no território

No Colegiado do Curso de Licenciatura em Pedagogia foram aprovados oito projetos de extensão em 2022 de docentes/pesquisadores, que abordam temáticas nas áreas da formação de professores, gênero e sexualidade, turismo no território, memória musical e educacional, além da leitura e literatura. O Departamento de Educação, Campus VII, em Senhor do Bonfim, obteve a aprovação no Edital 012/2022, de 34 projetos de extensão e desses 32 de monitorias com bolsa das agências de fomento (CAPES, CNPq, FAPESB), sendo este o maior número de monitorias da UNEB. Ampliar esses projetos é mais uma forma de impulsionar e fortalecer o Departamento de Educação, Campus VII na integração com a comunidade nos diversos contextos, como também potencializar a visibilidade do Departamento no Território Piemonte Norte do Itapicuru e no país.

A leitura de livros abre universos para outras histórias e percepções, pensado na formação de leitores e leitoras com conhecimento crítico da palavra e do mundo. Assim, o Projeto de Extensão coordenado pelo Profº Me. Pascoal Eron Souza, que tem como bolsista, Jaquelayne Cruz, e como título “Leitura e Literatura na Escola: Formando leitores/as para a Leitura da Palavra e do Mundo”, foi criado para “buscar estreitar os laços entre a Universidade e a Educação Básica, desenvolvendo ações que ampliam a concepção de leitura como prática social, abordando o conceito de letramento literário, ao tempo em que contribui para o processo de formação de leitores/as”, explica o professor. As atividades do projeto serão a partir da realização de Tertúlias Literárias Dialógicas, que são atividades culturais e educativas a partir da leitura de livros da literatura clássica universal, as quais serão oferecidas nas escolas, além de Oficinas de Escrita sobre experiências de Leitura de estudantes da educação básica e do curso de Licenciatura em Pedagogia do departamento em Senhor do Bonfim.

No contexto da formação, o projeto coordenado pelo Profº Dr. Pedro Paulo Rios, com monitoria de Ariel Oliveira, trabalha com o tema “Gênero, sexualidade e diversidade sexual na Educação Infantil e Anos Iniciais”, e desenvolve ações que visam a “reflexão das Diretrizes e Base da Educação brasileira como essas questões são apresentadas e discutidas com as crianças na Educação infantil e nos Anos iniciais”, salienta o pesquisador, e explica que será realizado em três etapas: curso de formação com os alunos/monitores bolsista e voluntários com montagem de oficinas e minicursos, em seguida o levantamento das escolas do território e apresentação junto às Secretarias de Educação dos municípios do Território, assim firmar parcerias e aplicar a formação também aos profissionais da educação, por fim, aplicação das oficinas nas escolas, essa dinâmica tem “o intuito é refletir acerca de questões do campo da subjetividade tanto dos profissionais quanto das crianças”. Na continuidade da formação a Educação com a diversidade fazem parte dos pilares que regem o projeto de extensão vinculado ao Campus VII, “Rede Diversidade e Autonomia na Educação Pública – REDAP”, coordenado pela Profª Dra. Ivânia Freitas. A docente destaca que trabalha com o propósito de “reunir, produzir e disseminar estudos, práticas e indagações nas áreas do currículo, da formação de professores, gestão e avaliação da Educação, avançando no movimento de resistência às investidas do capital no processo de empresariamento da educação pública”. Nesse seu projeto a professora conta com um monitor/bolsista, o discente Ariel Fellipe Silva.

Com a finalidade de promover atividades e conteúdos que se relacionem com a comunicação e a arte, o projeto de extensão “TV EDUCA TIPNI – A Educação, Comunicação e Arte”, coordenado pela Profª Ma. Maria Iraídes da Silva, com o bolsista Edson Veiga, além dos monitores voluntários, Celo Cardoso e Samuel D’Ávila, desenvolve ações para disseminação de conteúdo por meio de uma programação que servirá de fonte de referência, informação, comunicação e, simultaneamente um canal de diálogos e interlocuções com agentes educacionais. A programação contempla conteúdos nos eixos de Informação, Entretenimento e Formação por meio de Podcast, Documentários, Ação formativa (colóquios, congressos, seminários) e Agenda Educação, Arte e Cultura no TIPNI.A pesquisadora explica que nesse mês de “agosto teve início a exibição de edições do podcast “Educação na pauta! Bora escutar?”, que tem periodicidade semanal, às quintas feiras no período de 25/08 a 29/09 de 2022, das 20h às 22h”. Simultânea a essa ação, a professora Iraídes juntamente com os monitores está produzindo um Documentário Memorialista, homenageando “Pessoas que inspiram” e lutam/lutaram pelo direito à educação em seus diversos espaços formativos – dos movimentos sociais às instituições escolares”.

Preservar a memória em todas as áreas é de suma importância, pois transpõe o tempo e o espaço, fazendo as ligações entre as gerações e perpetuando costumes arraigados no cotidiano de comunidades, com esse propósito de preservação e fonte para outros estudos o projeto “Centro de Memória e Documentação das Escolas Extintas do Município de Senhor do Bonfim, Bahia”, coordenado pela Servidora Analista Universitária, Ma. Lívia Fernanda Gomes, sob a orientação da Profª Dra. Maria Glória da Paz, e monitoria de Geovano Morgado. O projeto objetiva manter a memória das escolas, além de criar um local de guarda dos acervos das escolas extintas, assim, identificar, inventariar, catalogar e acondicionar corretamente, a documentação dos arquivos, observando o valor histórico de cada documento, atendendo ao que sugere a legislação que trata da guarda de documentos públicos. Para resguardar a memória musical a Profª Dra. Maria Glória da Paz, coordena o projeto de extensão “Memória musical do distrito de Igara: uma experiência com formação de coral na comunidade”, e que tem como bolsista Jessyca Oliveira, e visa inventariar o cancioneiro do distrito de Igara, criar e difundir as músicas, através de corais em grupos escolares e nos espaços de artes do distrito e no entorno. Lembrar que os cancioneiros são manuscritos com coletâneas de canções antigas e registros sonoros que contam as histórias da época.

Almejando a expansão do turismo da região, a Profª Ma.Viviane Brás, no projeto de extensão “O Piemonte é Assim!” Educação e Turismo no Território Piemonte Norte do Itapicuru”, visa promover o debate sobre o Turismo no Território Piemonte Norte do Itapicuru, e viabilizar as questões ambientais com oficinas sobre Turismo e Meio Ambiente, para serem aplicadas com estudantes e docentes da rede pública de ensino de cinco municípios do Território. A coordenadora que tem como monitora/bolsista, Aline Camila de Souza, ressalta que “o turismo, apesar de apresentar um grande potencial para o desenvolvimento territorial, é um assunto ainda pouco discutido e estimulado, dessa forma é necessário aprofundar o debate sobre a realidade do turismo e da questão ambiental no âmbito dos municípios do Território e uma demanda que precisa ser encarada, seja pelos/as gestores/as, universidades, pelos movimentos ou pela população, como ferramenta importante para o desenvolvimento local e regional”.

O Colegiado de Pedagogia conta também com atividades de extensão no “Laboratório de História, Cultura Afro-brasileira e Africana e Currículo – LahAfro”, coordenado pela Profª Ma. Rita de Cássia Dias, e monitoria de Fernanda Souza, o qual objetiva desenvolver ações que valorizem os estudos e a cultura negra e africana através dos olhares da Educação e da Saúde, sendo que na “educação lutamos pela implantação de uma pedagogia antirracista, valorizando a história e a influência do povo negro nos contextos social, cultural, político e econômico brasileiro, em relação a saúde o trabalho é em mobilizar a pró-saúde da População Negra, em ser praticada a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra e a luta por ações de saúde que combatam o racismo institucional no Sistema Único de Saúde (SUS)”, explica a professora. Com cinco anos de criação, no LahAfro “desenvolvemos eventos com a discussão na temática, na formação de professores com aulas que estão disponíveis no Canal YouTube LahAfro UNEB, além das atividades desenvolvidas pesquisa e iniciação científica e contamos com monitores/as bolsistas e estagiárias que pesquisam sobre feminismo negro e promoção de saúde em comunidades quilombolas”, destaca a coordenadora.

A execução dos projetos de extensão do Campus VII, amplia a comunicação entre a Universidade e as comunidades, além de potencializar a rede de parcerias com prefeituras, secretarias, institutos, associações e cooperativas, como também da educação em todo o Território. As socializações que ocorrem dentro/fora das atividades desenvolvidas nos projetos com professores e professoras, alunos, alunas tanto da educação infantil, fundamental e médio, como de outras Universidades e faculdades, constituem momentos de partilha de conhecimentos, sendo uma parte fundamental para a formação dos discentes/profissionais que saem da UNEB.

Irenilda Maria

NAC-DEDCVII/UNEB