Diga News

UNEB lança o III Módulo do projeto Conexões Camponesas nesta segunda (05)

O projeto Conexões Camponesas vinculado ao Departamento de Educação, Campus VII, UNEB, em Senhor do Bonfim, através do grupo de pesquisa Educação do Campo: Trabalho, Contra Hegemonia e Emancipação Humana, lança o III Módulo, com o tema “O ensino da Língua Portuguesa e Linguagem na Educação Infantil, Ensino fundamental e EJA”. As aulas acontecem às segundas-feiras, sempre às 19 horas, pelo canal da TV UNEB/CAECDT no YouTube e ficam disponíveis para o público geral.

O Conexões Camponesas que conta com bolsista de extensão aprovada pela Pró-Reitoria de Extensão-PROEX, no DEDC/VIl, em 2021, é uma ação do Centro Acadêmico de Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial Paulo Freire – CAECDT, iniciado em 2020, tem como objetivo trabalhar e aprofundar a concepção da Educação do Campo, com a formação continuada de professores(a)s da Educação Básica que atuam nas escolas do Campo. O projeto é coordenado por docentes de distintos Campi da UNEB.

A coordenadora geral do projeto e professora Ivânia Freitas, da UNEB, Campus VII, salienta que “as atuais reformas da educação têm levado a um processo de padronização que vai na contramão do que a Educação do Campo defende e se propõe. Dessa forma “a consistente base teórica, que apresentamos e aprofundamos no projeto, tem sido muito bem recebida pelos professores e professoras”, acrescenta a professora.

As aulas do Módulo III irão abordar as especificidades das áreas do conhecimento na relação com as etapas e modalidades da educação. Além disso, ainda propor debates como de projeto político-pedagógico, gestão participativa, contextualização, entre outros temas, que têm como finalidade apontar caminhos para que as redes de ensino possam elaborar o seu plano de formação continuada para os professores do campo.

Irenilda Maria
NAC- DEDC VII/UNEB