Diga News

Cerca de 45 pássaros silvestres e 12 jabutis foram resgatados em um caminhão na BR-407, próximo à cidade de Senhor do Bonfim

Cerca de 45 pássaros silvestres e 12 jabutis foram resgatados em um caminhão na BR-407, próximo à cidade de Senhor do Bonfim, no norte da Bahia, e em Porto Seguro, no sul do estado. As duas apreensões foram realizadas na quarta-feira (15).

Ao todo 35 aves e os jabutis foram encontradas pela Polícia Rodoviária Federal dentro de um caminhão. Além das duas espécies, haviam também três tatu pebas mortos.

Segundo a PRF, os pássaros resgatados estavam aglomerados em poucas gaiolas e são das espécies conhecidas popularmente por estevão, cardeais, coleiro, tico- tico e papa-capim. Todos os animais foram encaminhadas para Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA).

Ainda de acordo com a PRF, o motorista e o homem que estava no banco do carona não tinham nenhuma documentação emitida por órgão ambientais. Eles foram levados para a Polícia Civil de Senhor do Bonfim.

Já em Porto Seguro, as aves foram encontradas pela Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Cippa) através de uma denuncia anônima. Os animais estavam em uma casa que era usada como cativeiro ilegal.

Segundo a polícia, o proprietário do imóvel confirmou que não tinha autorização para manter os animais nas gaiolas.

Os pássaros foram apreendidos e enviados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Porto Seguro.

A PRF destaca que manter em cativeiro e comercializar aves silvestres configura crime ambiental previsto em lei. Segundo a instituição, em 2022 mais de 60 ocorrências de crimes ambientais já foram flagradas pela PRF e mais de 1.000 animais silvestres já foram resgatados.

Fonte G1BA