Diga News

Por Jorge Silva – Próxima eleição dependerá mais do que nunca de se estar num grande partido e ter flexibilidade política

A crise provocada pelo tal COVIDE 19 interrompeu quase todas as atividades, inclusive as articulações políticas pensando no pleito eleitoral desse ano. Há quem diga que a eleição municipal poderá ser adiada. Não temos certeza, pois ainda estamos no mês de abril e a eleição só acontecerá em outubro. Mas devemos lembrar que até as Olimpíadas já foram adiadas. Já as discussões políticas continuam através dos meios de comunicação. A troca de partidos ocorrerá até o dia 03 de abril. Esse já é um indicador do que vai acontecer em cada município.Tenho acompanhado essas discussões em vários municípios e vejo que a não coligação proporcional vai alterar bastante a correlação de forças. Também vários partidos vão se fortalecer filiando novas lideranças e as chamadas legendas de aluguel vão praticamente desaparecer. Essa será uma eleição dos grandes partidos. Do PT que é grande nacionalmente e é oposição ao governo Bolsonaro, e está muito mal avaliado. Na Bahia é o partido do Governador, assim como outros grandes da base aliada. Também vemos que várias lideranças políticas estão se projetando. Esse é o caso do Vereador Jiovaldo do PT de Itiúba, que colocou o nome para prefeito, tem crescido bastante e tem uma boa aceitação, inclusive dentro da base da prefeita Cecília que está no PC do B. Jiovaldo tornou-se viável por ter espaço para dialogar com lideranças políticas da oposição e também do governo local, pois apesar de não ser da base, é amigo pessoal da prefeita Cecília. O que não o tirou a autonomia. É independente e conta com apoios importantes do seu partido em Salvador. Acredito que a atual conjuntura política, de uma forma ou outra, favorece bastante quem tem essa flexibilidade.

Jorge Silva, economista, filho de agricultor familiar fundador do PT em Itiúba, militante do PT desde adolescente, Foi assessor do então deputado JAQUES WAGNER, trabalhou na liderança do PT na assembleia legislativa, foi Chefe de Gabinete da prefeita Cecília e atualmente no Bahia Produtiva.