Prefeitura de Filadélfia confirma primeiro caso de coronavírus na cidade


A Prefeitura de Filadélfia, através da Secretaria Municipal de Saúde, informa que a cidade tem um caso positivo do novo coronavírus. De acordo com a administração municipal, o resultado do exame com a confirmação foi dado na manhã de hoje, terça-feira (31), através de um laboratório particular.

A coleta já havia sido feita e enviada para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), mas devido a grande espera, o secretário de Saúde, Nondas Mota, tomou a iniciativa de realizar o exame particular em um laboratório da região.

Assim como também, já entrou em contato com a coordenação do Lacen, enviou o resultado que restou positivo, e o laboratório justificou que a demanda está alta pois atendem municípios de toda Bahia, mas viabilizará o resultado o mais rápido possível, para que o município de Filadélfia entre no informativo epidemiológico da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

O paciente chegou de São Paulo nos últimos dias, já está perto de terminar o período de quarentena e o quadro é estável.

O secretário de Saúde, Nondas Mota, diz que estão sendo tomadas todas as medidas preconizadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com a adoção do isolamento social.

“Nós estamos fazendo a nossa parte, mas pedimos a população que só saia de casa se houver extrema necessidade, a Prefeitura vem tomando várias medidas de combate e enfrentamento a Covid-19, não há razão para pânico, mas precisamos da ajuda de todos nesse momento, vamos cuidar dos nossos idosos e pacientes crônicos, preservá-los rigorosamente em casa, pois são os grupos mais vulneráveis ao vírus”, frisa Nondas.
___
Secretaria Municipal de Saúde
Prefeitura de Filadélfia