Diga News

Rede UniFTC apoia capacitação ATHIS realizada pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco

Nos dias 23 e 24 de março, os estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade UniFTC de Petrolina participam da capacitação “Caminhos para ATHIS”, que permitirá aprofundar os conhecimentos em uma das áreas que mais tem se desenvolvido no mercado: a arquitetura social. Essa possibilidade é resultado da parceria entre a  Rede UniFTC e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco (CAU-PE)  com o objetivo de estimular e promover o aprendizado contínuo dos estudantes da área.

Os interessados podem se inscrever gratuitamente através do link https://doity.com.br/caminhos-para-athis

Após a inscrição, o link de acesso será enviado por email. Todos os participantes receberão certificado. O evento acontece das 19h às 20h30, com transmissão ao vivo pelo canal Youtube do CAU/PE.

A ATHIS (Lei Federal nº 11.888/2008 de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social)  assegura que famílias com renda de até três salários mínimos ganhem auxílio gratuito na construção, reforma, ampliação ou regularização fundiária de suas moradias. A assistência é prestada por profissionais habilitados. A Lei foi criada pelo arquiteto e urbanista gaúcho Clóvis LIgenfritz da Silva.

É importante despertar nos estudantes e futuros arquitetos, o interesse social para propostas que visam a inclusão social, pontua a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da UniFTC de Petrolina, Phana Neri. “Uma grande oportunidade também para estimular a relevância social dos projetos de Assistência Técnica de Habitação de Interesse Social (ATHIS) no Brasil, estimulando os estudantes a atuarem nas melhorias de habitação de pessoas de baixa renda. É um meio de garantir o desenvolvimento local e sustentável atendendo às necessidades dos habitantes para obtenção de uma vida mais digna”, disse.

Confira a programação:

23/03 – Terça-feira

 19h – Abertura

 

Palestras:

 

•ATHIS através da atuação do CAU, Luzia Breckenfeld, agente fiscal do CAU/PE

•Desmistificando ATHIS, com o advogado Yuri Costa

•Por uma política pública de autonomia popular no Recife, com Matheus Nascimento, da Cooperativa Arquitetura e Urbanismo e Sociedade (CAUS)

•Arquitetura popular e seus desafios, com Carmen Cavalcanti, de Arquitetura Aberta

20h30 – Encerramento.

24/03- Quarta-feira

19h – Abertura

Palestras:

•Metodologia e Extensão: o caso do Arquitetura Aberta, com Carmen Cavalcanti, do Arquitetura Aberta

•Na prática de ATHIS, Antônio Lúcio Neto, do Arquitetura Faz Bem

•Assessoria Técnica em contexto de conflito, com Wallace Rodrigues, da Cooperativa Arquitetura, Urbanismo e Sociedade (CAUS)

20h30 – Encerramento.