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UNEB DISCUTE SOBRE O FUTURO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL NA PRÓXIMA QUARTA-FEIRA (20) EM SENHOR DO BONFIM

O
Seminário “Reformas Educacionais e o futuro da Educação Pública no Brasil”
acontecerá na próxima quarta-feira (20) das 8h às 18h no Auditório Professor
Paulo Batista Machado na UNEB- Campus VII, Senhor do Bonfim. O evento objetiva
abordar as reformas em curso na educação e os desafios colocados para a rede
pública de ensino na atual conjuntura.
A
diretora do Departamento de Educação, Suzzana Alice Lima ressalta que esse
seminário é um ambiente de debate. “Entendemos que é nossa responsabilidade e
obrigação produzir espaços de reflexão e conhecimento. Para isso, receberemos
várias entidades, professores e pesquisadores que têm conhecimentos sobre políticas
públicas em torno do ensino público no Brasil desde a educação infantil até o
ensino superior. Pessoas que acompanham e defendem a pauta da educação
pública”, afirma Suzzana.
O
evento é direcionado aos docentes da educação básica e superior, conselhos de
educação, gestores municipais, secretários de educação, sindicatos, movimentos
sociais e toda a comunidade interessada no tema. A realização do Seminário é
uma parceria entre o Departamento de Educação (DEDC VII), ADUNEB e Articulação
Interterritorial para Fortalecimento da Educação do Campo. A atividade tem o
apoio da UNEB e da Câmara de Educação do Território Piemonte Norte do
Itapicuru.
Programação
completa
8h-
Análise de Conjuntura

Prof.ª Celi Taffarel (Renova ANDES/ ANFOPE/ UFBA)
Mediação: Felipe (IRPAA)

9h
às 12h30- Mesa “BNCC e o futuro da educação pública”

Tema 1- Aspectos políticos, econômicos, sociológicos e filosóficos
Prof.ª Ivânia Freitas (Articulação/ UNEB)
Prof.º Atila Menezes (Articulação/ UNIVASF)

Tema
2- Aspectos da gestão, financiamento, da autonomia e do direito

Prof.ª Maria Elizabeth Gonçalves (Articulação/ UNEB)
Conselheira Cláudia Moura (Conselho Estadual de Educação da Bahia).
Mediação: Profª. Rita Carneiro (UNEB/ Campus VII)

14h30
às 18h Mesa: “A BNCC da formação de professores: significados e implicações”

Tema 1- O documento: aspectos políticos, legais e os referenciais teórico-
epistemológicos da formação de professores
Prof.ª Celi Taffarel (ANDES/ ANFOPE)
Marcius Gomes (Fórum Estadual de Educação)

Tema
2- O papel e a autonomia das Universidades e das redes de ensino; o lugar dos
cursos de licenciatura e implicações para a docência

Prof.ª Ronalda Barreto (ADUNEB)
Prof.º Jailson Alves dos Santos (APUB)
Mediação: Prof.ª Suzzana Alice (UNEB/Campus VII).

Lorena
Simas

Coordenadora do NAC/DEDC- UNEB

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do Cleber Vieira