Diga News

UNEB em Senhor do Bonfim abre inscrições para minicurso “Educação, Ética e Pesquisa em Defesa da Vida”

“Educação, Ética e Pesquisa em Defesa da Vida” é tema de minicurso ofertado pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão (NUPE) do Departamento de Educação (DEDC), Campus VII da UNEB, em parceria com o Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) da Universidade. As inscrições podem ser realizadas até o dia 22 de março, tendo como critério de seleção, a ordem de inscrição.

O minicurso acontece nos dias 15 e 16 de abril, das 14h às 17h, através da plataforma virtual Microsoft Teams. A atividade terá certificação de 6 horas, emitida pelo NUPE/DEDC VII.

Ministrado pelo vice-coordenador do CEP-UNEB, Aderval Nascimento, o minicurso propõe expor sobre os principais motivos da criação e breve histórico da existência dos Comitês de ética em pesquisa no Brasil; discutir acerca dos princípios éticos que norteiam a pesquisa com seres humanos, desde o surgimento dos mesmos até a atualidade; e mostrar as resoluções que orientam a pesquisa com seres humanos no Brasil. Além de apresentar o funcionamento do CEP, características dos projetos de pesquisa que precisam e não precisam de apreciação ética por um CEP; e as etapas do processo de apreciação ética na Plataforma Brasil (documental e dos conteúdos do projeto).

Estão sendo disponibilizadas 50 vagas, sendo 20 para docentes do Campus VII, 10 para técnicos e analistas do Campus VII; 10 para estudantes do Campus VII e 10 para a comunidade externa.

Os interessados podem realizar a inscrição através do link: encurtador.com.br/uDGK0

Lorena Simas
Coordenadora do Núcleo de Assessoria de Comunicação (NAC-DEDC/UNEB)