Diga News

UNEB: Mapeamento da COVID-19 na região de saúde do município de Senhor do Bonfim.

A pandemia da COVID-19 apresentou várias diferenças e algumas similaridades de região para região, mas essa também foi uma forma de analisar a contaminação do vírus. Para contribuir na ciência, docentes e discentes do curso de Enfermagem do Departamento de Educação, Campus VII, UNEB, em Senhor do Bonfim-BA, publicaram um artigo com uma pesquisa sobre a COVID-19, com o título “Análise epidemiológica da COVID-19 em uma região de saúde da Bahia, 6 de abril a 7 de outubro, 2020”, na Revista de Saúde Coletiva da UEFS.

As pesquisadoras também fazem parte do projeto de extensão “Juntos Contra o Coronavírus”, do Campus VII, começaram a mapear os casos na região e fizeram uma estatística que pudesse ajudar nas pesquisas à frente, como também no enfrentamento à doença. Esse mapeamento foi realizado no período de seis meses, entre abril e outubro de 2020, em toda a região de saúde do município de Senhor do Bonfim e das cidades circunvizinhas que é composta por: Andorinha, Antônio Gonçalves, Campo Formoso, Filadélfia, Itiúba, Jaguarari, Pindobaçu, Ponto Novo.

Cleuma Sueli Santos Suto, professora do Campus VII, que também é uma das autoras do artigo, salienta que “a pesquisa foi para alertar tanto os gestores públicos como a população para tomarem as medidas necessárias para diminuir os números da contaminação do COVID-19, colocando em prática as medidas protetivas indicadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS)”. A pesquisadora ainda destaca que será dada continuidade na pesquisa para analisar desde de outubro até o período atual.
Para leitura completo do artigo acesse o site http://periodicos.uefs.br/index.php/saudecoletiva/article/view/6612

Irenilda Maria
NAC – DEDC VII/ UNEB