Diga News

Araci: Mesmo inelegível, Nenca Insiste em Afirmação de Pré-Candidatura

Apesar de estar inelegível até 2030, segundo decisão da justiça eleitoral, Nenca continua a insistir em sua afirmação de pré-candidatura como vice à prefeitura de Araci, causando perplexidade no cenário político local.

Nenca, que é uma figura conhecida na política araciense, parece ignorar as restrições legais que a impedem de concorrer nas eleições municipais. Sua persistência em se autoproclamar como pré-candidata levanta questionamentos sobre sua compreensão da legislação eleitoral e sobre suas verdadeiras intenções políticas.

Essa postura de Nenca também tem gerado especulações e confusão entre os eleitores, já que sua candidatura não tem respaldo legal. A insistência em participar do pleito, mesmo sabendo de sua inelegibilidade, levanta dúvidas sobre suas motivações e seu compromisso com a transparência e a integridade no processo democrático.

Além disso, sua tentativa anterior de concorrer à prefeitura, em 2016, resultou em um constrangimento público, quando seus votos foram zerados devido a questões legais, apesar de mais de 10 mil pessoas terem votado nela. Esse episódio amplia a perplexidade em relação à sua atual postura.

Há também a especulação de que Nenca possa estar tentando manter pessoas presas a ela politicamente, evitando apoiar outros nomes locais mais adequados para representar Araci em seu lugar. Em 2020, ela foi obrigada a indicar seu filho, Edvaldinho, como seu substituto na disputa eleitoral, o que gerou controvérsias e críticas quanto à sua conduta política.

Certifica-se também, de acordo com os assentamentos do Cadastro Eleitoral e com o que dispõe a Res.-TSE nº 21.823/2004, que Nenca não está quite com a Justiça Eleitoral na presente data, em razão de multa eleitoral, suspensão de direitos políticos por improbidade administrativa e condenação criminal, não podendo exercer o voto ou regularizar sua situação eleitoral enquanto durarem os impedimentos.

Diante desse cenário, resta aguardar como as autoridades eleitorais e a opinião pública reagirão a essa situação, e se Nenca irá reconsiderar sua posição diante da inelegibilidade declarada pela justiça eleitoral.