Diga News

ARACI: Ministério Público recebe denúncia de fraude na transferência de título de eleitor de Zelito Maia, desconhecido na cidade e pré-candidato a prefeito da oposição


O caso está repercutindo na cidade, onde foram levantadas suspeitas de fraude na assinatura de um contrato de locação, utilizado por Zelito Maia, irmão do Deputado Federal Ricardo Maia, como documento de comprovação de vínculo com a cidade de Araci, para solicitar a transferência de domicílio eleitoral.

A análise do contrato revela indícios de manipulação, como a possibilidade de editar o documento após a assinatura eletrônica de José Edson Brito Maia Filho, Zelito Maia. A assinatura eletrônica de Zelito foi apontada como inválida, conforme alertas de programas de computador visualizadores de PDF comuns a todos nós, reforçada a invalidade pelo parecer técnico de uma Perita em Grafoscopia, especialista em análise de documentos e até a confirmação do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), autarquia federal e a maior autoridade do país na área de certificados e assinaturas digitais. É geral o apontamento que está inválida a assinatura eletrônica de Zelito Maia no contrato de locação do imóvel, sem mencionar ainda a suspeita de adulteração das assinaturas da locadora do imóvel e das testemunhas, apontadas no parecer tecnico da perícia.

Somado a isso, existem declarações oficiais registradas de duas pessoas sem nenhum vínculo com Zelito Maia que moravam no imóvel residencial descrito no contrato de locação na data da suposta assinatura do contrato.

Diante das evidências apresentadas nos autos do processo,0018769-84.2023.6.05.8123, da 123ª Zona Eleitoral o partido que ofereceu a denúncia pediu o Indeferimento da transferência de domicílio eleitoral de Zelito Maia e diz crer na ação da justiça. É de grande importância para a garantia da legitimidade das eleições em Araci e da defesa da democracia.

Fonte: piroponews