Diga News

Às vésperas de completar 129 anos, Corpo de Bombeiros recebe 25 novas viaturas


Unidades modernizam a frota e elevam a capacidade operacional da corporação visando diminuir o tempo de resposta às ocorrências.
“Vidas alheias, riqueza salvar!” Este é o lema do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA). Para dar mais agilidade e eficiência ao trabalho de fiscalização e vistorias desempenhado pela corporação, o Governo do Estado entregou 25 novas viaturas ao CBM. Foram investidos R$ 5,3 milhões na aquisição dos veículos, do modelo caminhonete. O ato aconteceu neste sábado (23), com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, no quartel da corporação, na região do Iguatemi, em Salvador. A iniciativa também marca a passagem dos 129 anos da instituição, que acontece no próximo dia 26 de dezembro.
Jerônimo entregou as chaves dos veículos aos comandantes de diversas unidades da capital e do interior do estado e destacou que a atuação do Corpo de Bombeiros é cada vez mais necessária em vista das condições climáticas adversas que o mundo enfrenta. “Uma parte da Bahia passa por estiagem, outra parte passou por problemas por excesso de chuva, e a corporação está presente nos dois momentos. Agora são mais 25 viaturas, que se somam a outros equipamentos entregues e chamada de efetivo em 2023. Hoje também é um dia de reconhecimento dos profissionais e chamamento para que sociedade entenda e reconheça o papel e o significado de um bombeiro na vida da gente”, declarou o governador.
As novas viaturas vão modernizar e diversificar a frota do CBMBA, elevando a capacidade operacional da instituição, para melhor atender a sociedade, como destacou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Adson Marchesini.
“Estes veículos vão auxiliar nas atividades de prevenção e fiscalização para podermos manter a lei de segurança contra incêndio em dias na capital e no interior. Com certeza será muito importante facilitar os deslocamentos da corporação com mais agilidade”.
 
Prevenção e combate  
Os veículos vão fortalecer as ações de combate e prevenção de incêndios, e dar apoio a programas como Bahia sem Fogo,  Bahia Sem Fome e ações demandas por enchentes, que exigem uma logística robusta e efetivo máximo, inclusive o serviço administrativo, em apoio ao Sistema de Comando de Incidentes – SCI e suas seções de operações, logística e planejamento. Ainda serão usadas para transporte de técnicos e equipamentos em viagem.
Além de unidades localizadas em Salvador e região metropolitana, também foram contemplados os municípios de Ilhéus, Barreiras e Feira de Santana. O coronel Lanusse Araújo Andrade, do Comando de Segurança Contra Incêndio (CSCI), recebeu nove caminhonetes. Para ele, investimentos como este demonstram a relevância desses equipamentos para uma melhor atuação dos profissionais. “São veículos que vão facilitar o deslocamento, viaturas 4×4, de grande porte, que serão utilizadas nas operações de fiscalização e vistorias técnicas, sendo de grande utilidade para trabalhos de prevenção”, pontuou.
Aprimoramento
Como parte do processo de fortalecimento do CBM, o coronel Adson Marchesini anunciou a criação de um curso de pós-graduação em Desastres, em parceria com a Universidade Federal da Bahia (Ufba), para a capacitação e aprimoramento da tropa.
Estavam presentes o vice-governador, Geraldo Júnior, o sub-secretário da Segurança Pública, Marcel Oliveira, e o superintendente de Proteção e Defesa Civil (Sudec), Heber Santana.

…………………………………………………………………

Secom  – Secretaria de Comunicação Social – Governo da Bahia