Diga News

Bahia estreia contra o Santos no Brasileirão com tabu a ser quebrado

Tetracampeão do Nordeste, o Bahia começa hoje (29) sua caminhada na Série A do Campeonato Brasileiro. Contra o Santos, o Tricolor estreia na competição nacional em Pituaçu, às 20h, com a missão de escrever um novo roteiro para a história do clube no Brasileiro.

A missão do Bahia na Série A este ano é fazer um campeonato mais sólido e sem sustos, diferentemente do que aconteceu na edição de 2020, quando o time lutou para não cair, se salvando nas últimas rodadas. O advesário, o Santos, traz boas recordações. Ou não.

O Bahia derrotou o Peixe por 2 a 0 na última rodada do Brasileirão do ano passado na Arena Fonte Nova. Porém, jogando em Pituaçu, há um tabu a ser quebrado: em três jogos contra o Santos, em Pituaçu, o Bahia não venceu nenhuma. O histórico aponta duas derrotas e um empate.

Outro patamar?

O Bahia entra em campo tentando mudar o roteiro do ano passado, precisando dar uma resposta mais contundente ao seu torcedor. Sabendo disso, o técnico Dado aposta em uma campeonato mais tranquilo da equipe nesta temporada. Após a eliminação na Sul-Américana, o treinador afirmou que tirou lições da derrota por 4 a 2 para o City Torque. “A condição que nós levamos desse jogo nos favorece para que cheguemos confiantes para sábado. O impacto de uma derrota pura e simples não existe pela condição do jogo que fizemos”, disse o treinador.

Em campo, novidades. O Bahia que estreia no Brasileirão terá o retorno de Gilberto, ausente do último jogo, mas Dado não contará com Nino Paraíba, suspenso após confusão na final do Nordestão contra o Ceará. Renan Guedes assume a vaga. O time deve ter Mateus Claus; Renan Guedes, Conti, Juninho e Matheus Bahia; Patrick, Thaciano e Daniel; Rossi, Rodriguinho e Gilberto.

O Santos

Flerte com o rebaixamento no Campeonato Paulista e eliminado na primeira fase da Libertadores, o Santos do recém-contratado Fernando Diniz, vem a Salvador com mudanças em relação ao último Brasileiro. O objetivo nesta temporada é brigar na frente da tabela.

Ausente na derrota para o Barcelona do Equador, o Santos deve contar com retorno do atacante Marinho, recuperado de uma lesão na coxa esquerda. Alison e Jean Mota também voltam a ficar disponíveis. O time tem mais dois reforços: o atacante Marcos Guilherme, ex-Internacional, e o lateral-direito Moraes, destaque do Mirassol no Paulista, integram o elenco. Diniz deve mandar o alvinegro praiano a campo com João Paulo; Pará, Kaiky, Luan Peres e Felipe Jonatan; Alison, Jean Mota e Gabriel Pirani; Marinho, Kaio Jorge e Lucas Braga.

Ficha técnica

Brasileirão Série A 2021 | 1ª rodada

Bahia x Santos

Local: Pituaçu, em Salvador

Data: sábado, 29 de maio

Horário: 20h

Arbitragem

Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (FIFA-RJ)

Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa e Thiago Henrique Neto Correa Farinha (ambos do RJ)

VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga (RJ)

Escalação

Bahia: Mateus Claus; Renan Guedes, Conti, Juninho e Matheus Bahia; Patrick, Thaciano e Daniel; Rossi, Rodriguinho e Gilberto | Técnico: Dado Cavalcanti.

Santos: João Paulo; Pará, Kaiky, Luan Peres e Felipe Jonatan; Alison, Jean Mota e Gabriel Pirani; Marinho, Kaio Jorge e Lucas Braga | Técnico: Fernando Diniz.

Fonte: Radar da Bahia