Diga News

Começa com o pé direito o curso de pós-graduação em Gestão de Cooperativa de Crédito


O primeiro curso de pós-graduação em Gestão de Cooperativa de Crédito oferecido no Vale do São Francisco, conseguiu algo raro entre as especializações lato sensu: a aprovação geral de professores, alunos e colaboradores na sua primeira semana de aulas.

O curso, uma parceria entre a Organização das Cooperativas do Brasil – OCB/PE e a Autarquia Educacional do Vale do São Francisco – Aevasf, teve sua aula inaugural na última quinta-feira (18), na Faculdade de Petrolina – Facape, e começou com o pé direito, segundo o aluno Saulo Ferreira.

Gerente de Negócios Pessoa Jurídica da cooperativa de crédito Sicredi Vale do São Francisco, Saulo aprovou de imediato a grade curricular com disciplinas a exemplo de gestão estratégica de pessoas e lideranças, planejamento, estratégia empresarial e governança cooperativa. “Gostei muito também do direcionamento objetivo do curso para as demandas do crescimento do cooperativismo em nossa região”, ressaltou.

O aluno evidenciou ainda que após a conclusão do curso, no período de dois anos, o Vale vai contar com profissionais habilitados e devidamente capacitados para operacionalizar as soluções financeiras das cooperativas que respondem por inúmeras oportunidades de trabalho, ampliação da renda e desenvolvimento sustentável.

Bastante otimista também com os primeiros passos da turma de 21 alunos, a professora e coordenadora da especialização, Socorro Macedo, lembrou a carência de cursos lato sensu e stricto sensu na área econômica e de cooperativismo de crédito.

“Além da demanda atual nesta área, iremos trabalhar em 12 módulos a capacitação dos profissionais nas novas ferramentas de apoio e gestão; visão holística e estratégica das atividades empresariais; autoconhecimento de competências comportamentais, capacidade de planejamento, execução e controle nas organizações, mercado de capitais entre outras habilidades e competências”, pontuou.

Para o presidente do Conselho de Administração do Sicredi Vale do São Francisco, Antônio Vinícius Ramalho Leite, a chegada do curso à região é motivo de muita alegria e boas perspectivas para o futuro. “O curso vai capacitar dirigentes, sócios, colaboradores e conselheiros de cooperativas de crédito para atuarem de forma competente e inovadora nesse mercado que tanto tem crescido nestes últimos anos em nossa região, no Brasil e no mundo”, concluiu. * Clas Comunicação e Marketing*