Diga News

CUIDADOS COM A MENINGITE: VACINAÇÃO É IMPORTANTE

A vice-presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa (AL), a deputada estadual Graça Pimenta (PMDB) alerta a população sobre as formas de prevenção e os cuidados necessários para combatê-las a meningite, considerada uma doença endêmica, podendo ocorrer ao longo de todo o ano, com surtos e epidemias ocasionais.
Segundo a deputada, que é profissional de saúde, a ocorrência mais comum das meningites é a bacterianas no inverno e as virais no verão. Apesar de não terem sido registrados casos da doença neste início de ano, a parlamentar ressalta importância dos cuidados e da vacinação para evitar o surgimento dos mesmos ao longo dos meses. “Existem vacinas para prevenir alguns tipos de meningite, dentre elas, as que estão disponíveis no calendário básico de vacinação da criança como BCG – que previne as formas graves de tuberculose, incluindo a meningite tuberculosa – e a vacina contra a meningite por Haemophilus influenzae tipo b. Então, população, fique atenta aos cartões de vacinação para mantê-los atualizados e, caso haja possibilidade de ocorrência da doença, procure por atendimento adequado o mais breve possível para reduzir o avanço e transmissão”, alerta a parlamentar.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Infectologia, os sintomas da doença em crianças acima de 1 ano de idade e em adultos são febre alta que começa abruptamente, dor de cabeça intensa e continua, vômitos em jato, nauseas e rigidez de nuca. Em crianças menores de um ano de idade é preciso atentar para a presença de moleira tensa ou elevada, irritabilidade, inquietação com choro agudo e persistente, e rigidez corporal com ou sem convulsões.
A transmissão ocorre de pessoa para pessoa através das vias respiratórias, por gotículas e secreções do nariz e da garganta. Para isso, é necessário haver um contato direto com as secreções do infectado ou permanecer no mínimo quatro horas com ele em ambiente fechado. Segundo informações do Ministério da Saúde, a meningite é a inflamação das meninges (membranas que envolvem o cérebro e medula espinhal) e pode ser causada por diversos agentes infecciosos, como bactérias, vírus e fungos. As bacterianas e virais são as mais importantes do ponto de vista da saúde pública, devido a sua magnitude, capacidade de ocasionar surtos, e, no caso da bacteriana, a gravidade dos casos. 

Ascom Graça Pimenta