Diga News

Governador anuncia editais com R$ 20 milhões para setor audiovisual

O
governador Rui Costa anunciou, na noite desta terça-feira (2), o lançamento de
editais com investimento de R$ 20 milhões para fomentar o desenvolvimento, a
difusão e a produção do audiovisual baiano em 2019. A informação foi divulgada
por Rui juntamente com a secretária estadual de Cultura, Arany Santana, durante
o #PapoCorreria, transmitido pelas redes sociais. 
Este
é o maior aporte de recursos já realizado para este segmento pela Secretaria de
Cultura do Estado (Secult); em 2016, o total foi de R$ 15 milhões. São diversas
categorias divididas por origem de recursos, sendo cerca de R$ 5 milhões
diretos do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA) e R$ 15 milhões captados do Fundo
Setorial do Audiovisual (Ancine) e que serão geridos pela Fundação Cultural do
Estado (Funceb).
O
primeiro edital, com recursos oriundos do Fundo de Cultura, vai selecionar
propostas em nove categorias: projeto de desenvolvimento de roteiro; festivais,
mostras e eventos; cineclube; projeto de formação; curta-metragem; memória;
web; projeto de pesquisa; e games. Para essas categorias poderão se inscrever
associações, fundações, sociedades simples, empresariais e empresas de
responsabilidade limitada (EIRELI); além de pessoas físicas maiores de 18 anos,
micro empreendedores individuais, grupos e coletivos culturais, e cooperativos.
Arany
Santana ressalta que o fomento ao audiovisual chega em um momento importante.
“Nesses tempos de disruptura nos investimentos da cultura em âmbito federal, a
Bahia prova, mais uma vez, que está na contramão, apostando no trabalho e
garantindo que o audiovisual, um importante segmento na geração de emprego e
renda, continue com sua finalidade de desenvolver, difundir e produzir mais
conteúdo baiano”, afirma. 
O
segundo edital, com recursos originários do Fundo Setorial do Audiovisual, vai
selecionar propostas para concessão de apoio cultural para projetos de produção
de obras audiovisuais baianas inéditas e para projetos de distribuição para
comercialização das obras.
O
grande diferencial deste edital está na inserção de indutores que permitirão
que as propostas contemplem profissionais negros e indígenas; profissionais
mulheres; empresas produtoras do interior do estado, que terão na sua avaliação
acréscimos na pontuação final. Esses indutores de Diversidade de Etnia/Raça, de
Diversidade de Gênero e de Territorialização são ações afirmativas que tem como
objetivo eliminar desigualdades historicamente acumuladas e avalizar a
igualdade de oportunidades. 
“Nós
reformulamos este certame para qualificá-lo em relação aos anteriores em três
dimensões: dividi-lo em dois atos para facilitar a prestação de contas
futuramente, a incorporação de novas categorias e a continuação de outras antes
descontinuadas, além da ação afirmativa que democratiza ainda mais o acesso à
política pública”, diz a diretora-geral da Funceb, Renata Dias.
 O
certame vai selecionar, no mínimo, 24 projetos em nove categorias: Longa
metragem – documentário; Longa metragem – ficção; Longa metragem – animação;
Telefilme – documentário; Série de TV – documentário; Série de TV – ficção;
Série de TV – animação (duração 7 minutos); Série de TV – animação (duração 3
minutos); e Distribuição.
Para
este edital podem concorrer as pessoas jurídicas com fins lucrativos e
proponentes com situação de registro no Sistema Ancine Digital como ‘deferido”
e com classificação de ‘agente econômico brasileiro independente’. A novidade é
que empresas proponentes devem estar estabelecidas no estado da Bahia há pelo
menos um ano; antes, eram três anos. 
A
inscrição das propostas e o envio de documentos obrigatórios, para ambos
editais, serão realizados por meio do Sistema de Informações e Indicadores em
Cultura – Clique Fomento (www.siic.ba.gov.br) desta quarta-feira (3) até 3 de maio.
Os proponentes podem inscrever até três propostas, mas apenas uma será
selecionada. Mais detalhes podem ser acessados nos sites da Secult (www.cultura.ba.gov.br) e da Funceb (www.fundacaocultural.ba.gov.br).
Foto:
Fernando Vivas/GOVBA