Diga News

ITIÚBA:Cidade completa 89 anos de Emancipação Política

Foto: DigaNews

O município de itiuba,no território do Sisal,comemora nesta quarta-feira (17) de Janeiro 89 anos de História.O território do atual Município era habitado pela tribo indígena dos Caricás quando os primeiros colonizadores ali chegaram. Os primitivos habitantes deram ao local a denominação de Itiúba.

Segundo uma versão, o início da colonização se deu com a chegada dos portugueses da Casa da Torre e segundo outra, com os colonos provenientes de Inhambupe, Alagoinhas e Cachoeira.

Quanto a origem do nome da serra, da qual se originou o nome do município, há opiniões diversas: uns acham que se tenha derivado da expressão tupi-guarani – tuyba – que significa ‘abelha dourada’, conforme Teodoro Sampaio e que teria derivado Itiúba; outros, que o termo tenha derivado da palavra ‘itiuba’, que na língua indígena quer dizer ‘água da pedra’.

Formação Administrativa

No final do século XVII, o território fazia parte da Freguesia Velha de Santo Antonio de Jacobina. Transformada depois em ‘julgado’, teria sido incorporado ao Arraial do Senhor do Bonfim da Tapera, em 1697. O fato consta da Carta Régia assinada por D. Fernando José de Portugal, em 08 de julho de 1697 e dirigida ao ouvidor de Jacobina.

Pela Resolução Provincial nº 1.005, de 16 de março de 1868, foi elevado à categoria de freguesia subordinada à Vila Nova da Rainha (atual município de Senhor do Bonfim). Em 1884, sua subordinação transferiu-se para a Vila Bela de Santo Antonio das Queimadas.

Ao mesmo tempo, a partir de 1860 desenvolveu-se uma povoação na fazenda Salgada (situada nio sopé da serra de Itiúba), que em 1880 viria a ser transformada em Arraial de Itiúba.

Pelo Decreto Estadual nº 9.322 de 17 de janeiro de 1935 foi criado o Município, com território desmembrado de Queimadas, e o Arraial elevado à categoria de Cidade.

Fonte: Prefeitura Municipal de Itiúba.