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Parceria entre Boticário e Governo do Estado fortalece polo de cosméticos


cinco anos, a posição geográfica estratégica, a segurança institucional
oferecida pelo Governo do Estado e uma mão de obra capaz de enfrentar desafios
atraíram um grande investimento para a Bahia. O Grupo Boticário implantou, na
Região Metropolitana de Salvador (RMS), uma fábrica e um centro de
distribuição, que envolveram recursos de R$ 700 milhões. 
Desde
então, o mercado de cosméticos e perfumaria não para de crescer. Com 16 milhões
de habitantes, a Bahia é o maior mercado consumidor do Nordeste e o quarto maior
produtor do Brasil, sendo responsável por 30% do consumo nacional. Por isso, o
Boticário está ampliando a produção no estado e pretende ampliar também o
centro de distribuição. 
O
vice-governador e secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, João Leão,
lembra que o Boticário é um exemplo de empreendimento que começou pequeno e
hoje é líder em perfumaria e maquiagem no Brasil, além de estar presente em 15
países. Ele acrescenta ainda que a Bahia está de portas abertas para o
segmento. 
“O
Governo do Estado vai investir cada dia mais nesse segmento de perfumaria. Nós
temos os incentivos fiscais, podemos ajudar na aquisição do terreno, no
financiamento, na elaboração e na execução do projeto. Temos a Desenbahia e
parceiros como o Sebrae e o Banco do Nordeste. A perfumaria é um dos nossos
melhores segmentos”, afirma Leão.  
A
presença do Boticário em solo baiano garante 850 empregos diretos na fábrica e
no centro de distribuição, além de outros 1,5 mil nas mais de 300 lojas
espalhadas pelo estado. Entre os funcionários, Natália Araújo faz parte do
grupo desde 2014. “Eu era estudante e entrei como jovem aprendiz. Depois
de dois anos, fui efetivada como auxiliar, ganhei prêmio de excelência, já pude
entrar na faculdade e assim estou podendo me desenvolver”, destaca
Natália. 
Crescimento  
No
ano passado, o Boticário aumentou a receita em 7%, com uma receita líquida de
R$ 13,2 bilhões, e inaugurou 62 novas lojas. Parte do sucesso, segundo o
gerente industrial do grupo, Leandro Balena, é a localização. “Este foi um
fator decisivo. Quando a gente fala da Bahia, nós falamos do Governo do Estado,
da Fieb, do IEL, do Cimatec. O mercado contribuiu para o nosso crescimento.
Então, a decisão tomada anos atrás, de estarmos na Bahia, foi acertada”,
diz. 
Agora,
ressalta Balena, o Boticário está “dobrando a capacidade de fabricação de
produtos de cuidados pessoais no estado e aumentando em 50% a capacidade de
envase desses produtos na Bahia. Muito em breve, vamos também aumentar o nosso
centro de distribuição”.
Para
o diretor de Logística do Boticário, Fábio Miguel, estar na Bahia é um fator
que aproxima os consumidores e facilita a liderança no mercado. “No ano
passado, o Boticário investiu cerca de R$ 300 milhões na Bahia. À medida que
investimos em novas linhas, envase e centro de distribuição, geramos novos
empregos. Também estamos construindo um polo de fornecedores, com empresas
vindas do sul do país e outras desenvolvidas na Bahia mesmo, para atender o
grupo. Essa união entre fábrica, fornecedores e instituições tem ajudado a
garantir esse sucesso”, finaliza. 
Fotos:
Mateus Pereira/GOVBA