Há
cinco anos, a posição geográfica estratégica, a segurança institucional
oferecida pelo Governo do Estado e uma mão de obra capaz de enfrentar desafios
atraíram um grande investimento para a Bahia. O Grupo Boticário implantou, na
Região Metropolitana de Salvador (RMS), uma fábrica e um centro de
distribuição, que envolveram recursos de R$ 700 milhões.
cinco anos, a posição geográfica estratégica, a segurança institucional
oferecida pelo Governo do Estado e uma mão de obra capaz de enfrentar desafios
atraíram um grande investimento para a Bahia. O Grupo Boticário implantou, na
Região Metropolitana de Salvador (RMS), uma fábrica e um centro de
distribuição, que envolveram recursos de R$ 700 milhões.
Desde
então, o mercado de cosméticos e perfumaria não para de crescer. Com 16 milhões
de habitantes, a Bahia é o maior mercado consumidor do Nordeste e o quarto maior
produtor do Brasil, sendo responsável por 30% do consumo nacional. Por isso, o
Boticário está ampliando a produção no estado e pretende ampliar também o
centro de distribuição.
então, o mercado de cosméticos e perfumaria não para de crescer. Com 16 milhões
de habitantes, a Bahia é o maior mercado consumidor do Nordeste e o quarto maior
produtor do Brasil, sendo responsável por 30% do consumo nacional. Por isso, o
Boticário está ampliando a produção no estado e pretende ampliar também o
centro de distribuição.
O
vice-governador e secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, João Leão,
lembra que o Boticário é um exemplo de empreendimento que começou pequeno e
hoje é líder em perfumaria e maquiagem no Brasil, além de estar presente em 15
países. Ele acrescenta ainda que a Bahia está de portas abertas para o
segmento.
vice-governador e secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, João Leão,
lembra que o Boticário é um exemplo de empreendimento que começou pequeno e
hoje é líder em perfumaria e maquiagem no Brasil, além de estar presente em 15
países. Ele acrescenta ainda que a Bahia está de portas abertas para o
segmento.
“O
Governo do Estado vai investir cada dia mais nesse segmento de perfumaria. Nós
temos os incentivos fiscais, podemos ajudar na aquisição do terreno, no
financiamento, na elaboração e na execução do projeto. Temos a Desenbahia e
parceiros como o Sebrae e o Banco do Nordeste. A perfumaria é um dos nossos
melhores segmentos”, afirma Leão.
Governo do Estado vai investir cada dia mais nesse segmento de perfumaria. Nós
temos os incentivos fiscais, podemos ajudar na aquisição do terreno, no
financiamento, na elaboração e na execução do projeto. Temos a Desenbahia e
parceiros como o Sebrae e o Banco do Nordeste. A perfumaria é um dos nossos
melhores segmentos”, afirma Leão.
A
presença do Boticário em solo baiano garante 850 empregos diretos na fábrica e
no centro de distribuição, além de outros 1,5 mil nas mais de 300 lojas
espalhadas pelo estado. Entre os funcionários, Natália Araújo faz parte do
grupo desde 2014. “Eu era estudante e entrei como jovem aprendiz. Depois
de dois anos, fui efetivada como auxiliar, ganhei prêmio de excelência, já pude
entrar na faculdade e assim estou podendo me desenvolver”, destaca
Natália.
presença do Boticário em solo baiano garante 850 empregos diretos na fábrica e
no centro de distribuição, além de outros 1,5 mil nas mais de 300 lojas
espalhadas pelo estado. Entre os funcionários, Natália Araújo faz parte do
grupo desde 2014. “Eu era estudante e entrei como jovem aprendiz. Depois
de dois anos, fui efetivada como auxiliar, ganhei prêmio de excelência, já pude
entrar na faculdade e assim estou podendo me desenvolver”, destaca
Natália.
Crescimento
No
ano passado, o Boticário aumentou a receita em 7%, com uma receita líquida de
R$ 13,2 bilhões, e inaugurou 62 novas lojas. Parte do sucesso, segundo o
gerente industrial do grupo, Leandro Balena, é a localização. “Este foi um
fator decisivo. Quando a gente fala da Bahia, nós falamos do Governo do Estado,
da Fieb, do IEL, do Cimatec. O mercado contribuiu para o nosso crescimento.
Então, a decisão tomada anos atrás, de estarmos na Bahia, foi acertada”,
diz.
ano passado, o Boticário aumentou a receita em 7%, com uma receita líquida de
R$ 13,2 bilhões, e inaugurou 62 novas lojas. Parte do sucesso, segundo o
gerente industrial do grupo, Leandro Balena, é a localização. “Este foi um
fator decisivo. Quando a gente fala da Bahia, nós falamos do Governo do Estado,
da Fieb, do IEL, do Cimatec. O mercado contribuiu para o nosso crescimento.
Então, a decisão tomada anos atrás, de estarmos na Bahia, foi acertada”,
diz.
Agora,
ressalta Balena, o Boticário está “dobrando a capacidade de fabricação de
produtos de cuidados pessoais no estado e aumentando em 50% a capacidade de
envase desses produtos na Bahia. Muito em breve, vamos também aumentar o nosso
centro de distribuição”.
ressalta Balena, o Boticário está “dobrando a capacidade de fabricação de
produtos de cuidados pessoais no estado e aumentando em 50% a capacidade de
envase desses produtos na Bahia. Muito em breve, vamos também aumentar o nosso
centro de distribuição”.
Para
o diretor de Logística do Boticário, Fábio Miguel, estar na Bahia é um fator
que aproxima os consumidores e facilita a liderança no mercado. “No ano
passado, o Boticário investiu cerca de R$ 300 milhões na Bahia. À medida que
investimos em novas linhas, envase e centro de distribuição, geramos novos
empregos. Também estamos construindo um polo de fornecedores, com empresas
vindas do sul do país e outras desenvolvidas na Bahia mesmo, para atender o
grupo. Essa união entre fábrica, fornecedores e instituições tem ajudado a
garantir esse sucesso”, finaliza.
o diretor de Logística do Boticário, Fábio Miguel, estar na Bahia é um fator
que aproxima os consumidores e facilita a liderança no mercado. “No ano
passado, o Boticário investiu cerca de R$ 300 milhões na Bahia. À medida que
investimos em novas linhas, envase e centro de distribuição, geramos novos
empregos. Também estamos construindo um polo de fornecedores, com empresas
vindas do sul do país e outras desenvolvidas na Bahia mesmo, para atender o
grupo. Essa união entre fábrica, fornecedores e instituições tem ajudado a
garantir esse sucesso”, finaliza.
Fotos:
Mateus Pereira/GOVBA
Mateus Pereira/GOVBA