Podcast Calumbi lança episódio sobre a participação da população negra nas lutas pela Independência do Brasil

Podcast Calumbi lança episódio sobre a participação da população negra nas lutas pela Independência do Brasil

Em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, o Podcast Calumbi, lança nesta segunda-feira (13), o episódio “A participação negra nas lutas por Independência”. Esta é a penúltima produção da temporada “Independência do Brasil na Bahia: lutas por liberdade” que está disponível nas principais plataformas de áudio.
Neste episódio é evidenciado que as pessoas negras que atuaram na luta por independência estavam engajadas direta ou indiretamente, em duas batalhas simultâneas. Uma vez que, além do confronto contra os portugueses na Bahia, a população negra travava uma guerra contra a escravidão, na qual os negros e negras eram tidos como propriedade, sendo explorados, vendidos ou trocados como mercadoria.

Observando essas e outras situações, o Podcast Calumbi traz desde o primeiro episódio desta temporada um questionamento: a independência do Brasil era para o quê e para quem exatamente? Ao conhecer a história não contada nas escolas e nos livros didáticos, é possível afirmar que a Independência do Brasil, celebrada como um marco de autonomia nacional, não trouxe as melhorias esperadas para a maioria dos/as envolvidos/as, em especial, para a população negra e indígena.

Apesar das lutas, os sistemas monárquico, escravista e latifundiário persistiram, perpetuando o privilégio dos brancos e das elites econômicas. Assim, esse cenário desencadeou revoltas baianas subsequentes, como a dos Periquitos em 1824 e a dos Malês em 1835, que evidenciaram a insatisfação da população negra com a persistência dessas estruturas opressoras.

Para falar sobre a participação da população negra na luta pela Independência do Brasil, o Podcast Calumbi convidou o historiador Sandro Augusto Cerqueira Júnior e a historiadora Nora de Cássia Oliveira. Sandro é professor de História na rede pública de ensino e mestre em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), tendo defendido o trabalho intitulado “Independência é liberdade? Escravidão, liberdade e resistência na Independência da Bahia”. Nora é doutora em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF); professora de História da Universidade do Estado da Bahia (UNEB); e atua principalmente nas áreas de pesquisa em História do Brasil e da Bahia Imperial.

Os convidados abordam perspectivas importantes sobre a temática com a idealizadora e apresentadora do Podcast Calumbi, Adriana Santana, que reflete: “Ao celebrar a independência, devemos reconhecer que a luta por liberdade e igualdade para a população negra continuou muito além de 1823. Na verdade, continua ainda hoje, basta mencionar, por exemplo, a luta e a dificuldade para termos, finalmente, uma ministra negra no Superior Tribunal Federal. Por isso, é muito importante seguirmos unidos na luta pela garantia de direitos e por mais diversidade e pluralidade em todos os espaços”.

Todos os episódios da temporada “Independência do Brasil na Bahia: lutas por liberdade” estão disponíveis no site do Podcast Calumbi (www.podcsatcalumbi.com) e nas diversas plataformas de áudio, como: Spotify, Deezer, Youtube, Google Podcasts, Amazon Music, Orelo, Apple Podcasts, dentre outras. Essa produção é resultado do projeto “Arribar o Céu: Independência e Liberdade, por outras histórias da Bahia”, contemplado no Edital nº 111/2022 PROAPEX/UNEB para financiamento de projetos de extensão voltados para a Campanha “Igualdade e Justiça: 200 anos de Independência do Brasil na Bahia”, produzida em parceria com o Podcast Calumbi.

*Sobre o Podcast Calumbi*

O Podcast Calumbi dissemina conteúdos de história, ciência, política, arte e cultura relacionados ao sertão baiano, território que é historicamente estigmatizado e pouco representado nas diferentes mídias. Assim, o Calumbi já lançou 39 episódios e assume a posição de protagonismo na discussão de temas relacionados às histórias e culturas dos sertões baianos dentro da podosfera brasileira.

*Sobre o Arribar o Céu*

O grupo “Arribar o Céu: artes, saberes e histórias dos Sertões indígenas e afro-brasileiros” nasceu em março de 2022 e já realizou diversas atividades com o objetivo de ampliar a noção de História do Brasil, dando ênfase ao estudo de narrativas expressas pelas populações indígenas e afro-brasileiras através das artes, da oralidade, das festas, ritos e demais manifestações culturais brasileiras. O núcleo que coordena essa iniciativa conta com a participação de professoras/as da UNEB, técnicas administrativas, estudantes e ex-estudantes, mestres e mestras da cultura de tradição oral, entre outros/as artistas e ativistas da comunidade externa de Jacobina-BA e outras cidades da região.

Lorena Simas
Assessora de Imprensa do Podcast Calumbi

Deixe o Seu Comentário

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Telegram
Twitter
Email
Print
VEJA TAMBÉM

Vagas de emprego em São Paulo - SP

Encontre a vaga ideal em São Paulo Confira salários e avaliações de empresas.
Últimas Notícias