Diga News

Pássaros apreendidos pela Polícia na feira livre de Capim Grosso são soltos pelo Departamento de Meio Ambiente

O Departamento de Meio Ambiente foi acionado, nesta segunda-feira, 06, para fazer a soltura de cerca de 12 pássaros apreendidos pela Polícia Militar.

As aves estavam engaiolados e colocadas à venda, na feira-livre de Capim Grosso. O Departamento de Meio Ambiente realizou a soltura em local adequado.

A diretora Adriana Ferreira informou que um periquito guerra e uma sabiá estavam machucados e estão sendo tratados e após a recuperação serão devolvidos à natureza.

O Ibama foi informado sobre a ocorrência e orientou o Departamento como realizar a liberdade dos passarinhos.

O Parágrafo 1, Artigo 29, da Lei nº 9.605 de 1998: Dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências.

É crime, matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida.

A prática de capturar aves, matar caçar é muito comum em cidades do interior como Capim Grosso, o FR Notícias recebeu informações que indivíduos em localidades como o Peixe, Fazenda Jitirana, Melancias e outras regiões do município, vem sendo praticado por vários atos ilegais contra a fauna, como a caça de animais ameaçados de extinção.

Redação FR Notícias/ ASCOM PMCG