Diga News

Rota da Fruticultura visita Juazeiro e destaca potencial sucroalcooleiro

Uma ação da Rota da Fruticultura da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride/DF), movimentou o Vale do São Francisco na manhã deste sábado (24).

Liderada pela deputada federal, presidente da Frente Parlamentar do Agronegócio Familiar e da Comissão e Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, Bia Kicis (PSL – DF), a comitiva visitou a Agrovale, onde conheceu as etapas de produção de cana-de-açúcar em sistema irrigado.

Depois de conferir a experiência bem-sucedida do gotejamento subterrâneo, que possibilita índices de produtividade superiores a média nacional (75 TCH), e acompanhar o processo de colheita mecanizada, que vem sendo implantado gradativamente, a deputada Bia Kicis, elogiou o agronegócio regional, destacando os avanços conquistados pela empresa sucroalcooleira. “Um semiárido produtivo que superou todas as nossas expectativas. Depois de conhecer os obstáculos contornados pela Agrovale, voltamos inspirados com o intercâmbio de experiências e tecnologias que será muito útil às Rotas de Integração Nacional no projeto de ampliação de empregos e renda”, ressaltou.

A Rota da Fruticultura, é uma ação do Ministério do Desenvolvimento Regional, por meio da Secretaria Nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano, em conjunto com órgãos parceiros, associações e entidades locais. O programa segue as diretrizes da Política Nacional de Desenvolvimento Regional e integra as estratégias do ministério para, com inclusão produtiva, desenvolver regiões.

A Rota da Fruticultura da Ride/DF, reúne o Distrito Federal, 29 municípios de Goiás e 4 municípios de Minas Gerais e produtores rurais; associações; grupos comerciais; setor público; governos federal distrital, estaduais e municipais; setores de logística, entre outros. Também estiverem presentes na visita representantes da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf),Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). *Clas Comunicação e Marketing*