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Rui assina acordo com empresa chinesa para viabilizar Ponte Salvador-Itaparica

O
segundo memorando de entendimento assinado pelo governador Rui Costa nesta
sexta-feira (1º), em Pequim, na China, foi com os representantes da CREC 4,
empresa chinesa interessada na construção da ponte que vai ligar Salvador à
Ilha de Itaparica. A assinatura ocorreu por volta da meia-noite no horário da
Bahia (11h da manhã de sábado em Pequim). 
“Com
certeza absoluta, contando com a tecnologia, conhecimento e experiência da
CREC, nós haveremos de materializar esse sonho dos baianos”, afirmou o
governador Rui Costa, após assinatura do memorando com os representantes da
empresa chinesa. A partir de agora, os chineses vão realizar estudos de
viabilidade técnica, econômica e ambiental, complementares ao projeto de
construção e operação do Sistema Viário Oeste (SVO), visando rever e validar
sua estruturação.
Após
a assinatura do documento, a empresa a CREC 4 tem 30 dias para apresentar um
plano de ações com cronograma de atividades e indicação de quais estudos
pretende realizar. A empreiteira deve também designar os técnicos que irão
coordenar e executar os estudos.
Mesmo
com a assinatura do memorando, a empresa chinesa precisa obrigatoriamente
concorrer à licitação que será aberta pelo Governo do Estado para execução da
obra.
Sistema
Viário Oeste
Com
12,4 quilômetros de extensão, a Ponte Salvador-Ilha de Itaparica está orçada em
R$ 6,1 bilhões e faz parte do Sistema Viário Oeste, que soma um investimento de
R$ 7,9 bilhões. Além da ponte, o sistema engloba a construção de viadutos e
túneis em Salvador (fazendo conexão com a Via Expressa e acessos na Cidade
Baixa) e a requalificação da BA-001 em Itaparica. 
O
projeto inclui ainda a construção de nova rodovia expressa para tráfego pesado,
a duplicação da Ponte do Funil, entre Vera Cruz e Jaguaripe, a duplicação da
BA-001 e da BA-046 até Santo Antônio de Jesus (estrada que passará à condição
de BR-420) e, por fim, a implantação de trecho de rodovia entre Santo Antônio
de Jesus e Castro Alves e entre Castro Alves e a BR-116 (BR-242).
O
sistema vai criar um novo vetor de desenvolvimento no estado, impactando
diretamente 4,4 milhões de habitantes em 45 municípios e, indiretamente, quase
10 milhões de pessoas em 250 municípios, no oeste, sudoeste e sul da Bahia.