Diga News

Senhor do Bonfim: Sedape discute sobre curso de capacitação em gestão da pecuária leiteira

Aconteceu no início desta semana uma importante reunião promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário (Sedape), em parceria com Sindicato do Produtor Rural de Senhor do Bonfim.

O objetivo da reunião foi discutir a instalação de um curso de capacitação em gestão da pecuária leiteira, incentivado pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia – Faeb / Senar e Sebrae.

O evento reuniu cerca de 20 produtores da região de Tanquinho, no Laticínio do Neguinho. O Laticínio do Neguinho absorve cerca de 800 litros de leite produzidos por pequenos criadores e foi o primeiro laticínio a receber da prefeitura de Senhor do Bonfim a certificação do Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M).

Na avaliação do secretário da Sedape, Fábio Cedraz, a iniciativa vai permitir a introdução de práticas que possam contribuir com a profissionalização das ações gerenciais e estruturantes em propriedades de pequenos produtores de leite do município.

“Esse programa atrelado a Sedape aumenta a produtividade do leite em qualidade e quantidade, aumenta o valor agregado na propriedade e ainda promove o fortalecimento da nossa cadeia produtiva”, frisou Fábio.

A qualificação e capacitação acontecerá durante dois anos e será acompanhada por uma assistência gratuita formada por engenheiros agrônomos e zootécnicos especializados na produção leiteira, além de médico veterinário.

Waldemar Matos, consultor do Sebrae, falou sobre os resultados que poderão ser alcançados com a assistência gerencial.

“Nós teremos produtores mais capacitados e atuando na promoção e redução de custos, melhorando a produtividade, e, consequentemente, a sua renda”, salientou.

A próxima reunião ficou agendada para este mês de agosto (data e dia a ser definido), no mesmo local. O número de inscrições está limitado a 30 produtores.

O produtor Getúlio Cezar Santana se mostrou entusiasmado com a iniciativa. “Essa é uma oportunidade que nenhum produtor pode perder, quem não participar é porque não quer evoluir”, alertou.

A introdução de novas tecnologias para o melhoramento genético e da reserva alimentar também está contido no programa de consultoria em assistência técnica para produtores rurais.

A gente vinha solicitando há muito tempo o Senar nacional e estadual a vinda desse programa inovador para nosso município. Com a efetivação, temos certeza que vai impactar no aumento da nossa produção leiteira e na mudança de vida dos nossos pequenos criadores”, destacou o presidente do Sindicato do Produtor Rural de Senhor do Bonfim, Ivo Santiago.

ASCOM/PMSB