Diga News

Sesab e SEC lançam projeto para vacinar estudantes nas escolas da rede estadual

Durante a abertura do ano letivo 2024, a Secretaria estadual da Educação (SEC) lançou o projeto Vacinação nas Escolas. O objetivo é erradicar, eliminar e controlar diversas doenças imunopreveníveis infectocontagiosas, ampliando a proteção dos estudantes matriculados na rede pública de ensino da Bahia.

Devido às baixas coberturas vacinais apresentadas em todo o país e da possibilidade do retorno de doenças antes controladas por meio da imunização, a SEC, em parceria com a Secretaria estadual da Saúde (Sesab), elaborou estratégias para ampliar a proteção de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos. Para alcançar o maior número de estudantes, serão encaminhadas equipes capacitadas às escolas. Os profissionais vão avaliar a caderneta e atualizar o esquema vacinal do público-alvo.

“A gente reestabelece essa parceria da Educação com a Saúde, que já começou no ano passado, com o Odonto nas Escolas, um projeto importante. Atuamos em mais de 168 municípios. Agora, a gente traz essa inovação, que é a vacinação dentro da escola. Teremos, no calendário escolar, a semana de vacinação. Estamos muito felizes com essa estratégia, nós melhoramos a cobertura vacinal no ano passado e, neste ano, não vai ser diferente. Vacinar é importante e salva vidas. Nós traremos o carro da vacina, que vai rodar por essas escolas, e a gente vai poder ofertar a vacina para jovens e adolescentes dentro da escola, fortalecimento da [imunização contra] HPV, Covid, da bivalente, vacinas importantes para a juventude”, detalhou a secretária da Saúde, Roberta Santana.

É preciso que as unidades de ensino agendem a visita dos profissionais e comuniquem previamente aos pais ou responsáveis. O cronograma prevê duas semanas de mobilização, sendo a do primeiro semestre programada para ocorrer de 26/2 a 1º/3 e a do segundo semestre, de 8/7 a 12/7.

Alunos das redes municipal e privada também serão contemplados. Para que isso ocorra, é necessário que as escolas solicitem a presença das equipes.

O destaque desta ação é a abrangência. Alcançará estudantes das diversas modalidades e ofertas da rede, em especial, da Educação Escolar do Campo, Educação Escolar Quilombola, da Educação Escolar Indígena e da Educação de Jovens e Adultos, na perspectiva da educação ao longo da vida.

É importante a apresentação do cartão de vacina para ser avaliado e atualizado conforme a necessidade. Também serão realizadas mobilização de pais, responsáveis e famílias sobre a importância da vacinação para manter a comunidade escolar protegida; e abordagem do tema para a comunidade em escolas e eventos do setor de educação.

Repórter: Anderson Oliveira/GOVBA

Confira aqui para conferir a galeria de fotos desta matéria.

……………………………………………………………………………………….

Secom  – Secretaria de Comunicação Social – Governo da Bahia