Diga News

UNEB: A importância do II Seminário de Pesquisa e Extensão para comunidade

O Departamento de Educação, Campus VII, UNEB, em Senhor do Bonfim, realizou no período de 7 a 11 de março o II Seminário de Pesquisa e Extensão do Departamento de Educação – Campus VII, com intuito de divulgar atividades, pesquisas e conhecimentos debatidos dentro da universidade pública. O evento foi promovido pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão – NUPE, a programação apresentou discussões relevantes para todos, visto que o seminário foi aberto para comunidade acadêmica e o público externo.

Durante o seminário foi possível assistir discussões sobre a educação pública no departamento como no Território de Identidade Piemonte Norte do Itapicuru, pois foram várias mesas que tiveram professores e alunos que juntos constroem a educação de qualidade, gratuita, inclusiva e que respeita a todos e todas.

Para o coordenador do NUPE, o prof. Dr. Américo Júnior, um ponto significante foi a acolhida do público a toda programação apresentada, destaca “Ficamos muito felizes com a acolhida da comunidade ao II Seminário de Pesquisa e Extensão. Ambicionávamos atingir o Território de Identidade Piemonte Norte do Itapicuru, onde nosso departamento está inserido, mas ampliamos o alcance. A sociedade teve acesso aos resultados do que fizemos, todos e todas, ao longo dos últimos anos de pandemia”, salientou.

Devido a pandemia da Covid-19, e pensando na segurança de todos e todas o seminário foi realizado totalmente de forma remota, mas o público se fez presente desde a mesa de abertura com o tema “Campus VII e um retorno presencial seguro: orientações da COSEBIO para o semestre letivo, com o Prof. Dr. Álvaro Fonseca, Prof. Dr. Gustavo Brandão e a Prof. Ma. Rita Nascimento e Ma. Aline Constantino, até a mesa de encerramento que destacou a “Pedagogia na cultura digital – Um livre registro de aprendizagens em rede”, com a Profa. Dra. Ivânia Paula Freitas, Adeilda Silva de Oliveira, Caroline da Silva Pereira, Geovano Morgado da Silva e Ivaneide Silva Dias.

O professor Américo, ainda ressalta que “Trabalhamos muito durante esse período e, socializar as experiências de pesquisa e extensão com a comunidade foi uma forma de prestar contas do feito e convidar a sociedade a participar e contribuir com as atividades, afinal as mesas e palestras foram, também, canal de escuta. Por isso, agradecemos e convidamos a conhecerem mais do que fazemos e a participarem de nossas atividades”.

Irenilda Maria
NAC – DEDCVII/UNEB