Diga News

UNEB: Alunos do curso de Teatro apresentam o espetáculo “Nós-Acorrentados”

A disciplina Montagem e Mostra Didática, do curso de Teatro do Departamento de Educação Campus VII, UNEB, Senhor do Bonfim, apresenta o espetáculo “Nós-Acorrentados”, com inspiração na obra Prometeu Acorrentado”, de Ésquilo. A proposta da disciplina é que alunos e alunas do primeiro semestre experimentem na arte teatral, e assim, encontrem formas de desempenhar diferentes funções na construção de um espetáculo. O resultado do aprendizado é a culminância com a apresentação pública, a pré-estreia acontece, às 19 horas, no próximo dia 03/07 (sábado), através do aplicativo Google Meet e a estreia no dia 04/07 (domingo), no canal do Youtube do projeto Terça Cênica.

O espetáculo “Nós-Acorrentados” conta a história de Prometeu Acorrentado, o personagem título, que sofre o castigo de Zeus por dar o fogo à humanidade, cumprindo o castigo de ficar acorrentado pela eternidade a uma rocha, enquanto uma águia comia seu fígado diariamente, por ser imortal seu sofrimento se renova a cada dia. Filipe Dias, professor da turma, explica que o espetáculo “é um manifesto de artistas de teatro e professores em formação, para fazer ecoar as nossas vozes num momento em que os acorrentamentos passam pelos silenciamentos: não iremos nos calar! Esse é o nosso grito, essa é a nossa voz, esse é o nosso jeito de tentar desatar os nós que insistem em querer nos acorrentar”, destaca o professor.

“Nós-Acorrentados”, foi construído nas aulas ocorridas de forma remota devido à pandemia causada pela COVID-19, e aborda a política, feminismo, o genocídio da população negra, e a condição do artista, que não tem condições de trabalhar na pandemia e também não possui amparo governamental. O espetáculo é um trabalho de experimento cênico virtual, pois, infelizmente, ainda, não podemos estar no teatro de forma presencial.

Para assistir ao espetáculo, acesse o link:
Google Meet (https://meet.google.com/bem-oxxg-wsb) dia 03/07
Canal do Youtube da Terça Cênica (https://www.youtube.com/channel/UCw85Ip1PiNACMQAePIi1K0Q), dia04/07