Diga News

UNEB em Senhor do Bonfim manifesta Moção de Apoio ao Campus XVIII da UNEB de Eunápolis.

O Conselho do Departamento de Educação/Campus VII da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, localizado no município de Senhor do Bonfim, reunido no dia 19/10/2021, aprovou por unanimidade, apoio à comunidade acadêmica do Departamento de Ciências Humanas e Tecnológicas/Campus XVIII da UNEB, Eunápolis, em virtude da revogação pelo governo do Estado, do Termo de Cessão de Uso n.º 012/2017, que garantia o terreno para construção da sede própria do Campus.
O grande prejuízo da revogação se soma a tantos outros ataques que as Universidades Públicas vêm sofrendo e, por isso mesmo, nos impulsiona a unir forças na defesa intransigente de uma das maiores e mais importantes Universidades Públicas Brasileiras, externando a nossa preocupação com ações governamentais em âmbito nacional e no Estado da Bahia que se configurem como subtração de conquistas que atingem a atuação das Universidades Públicas.
O Departamento de Eunápolis que conta hoje com aproximadamente quinhentos estudantes, desenvolve importante papel na educação do Território de Identidade da Costa do Desenvolvimento através das atividades de ensino, pesquisa e extensão. A atuação do Departamento, além de favorecer com reconhecida qualificação a comunidade acadêmica interna, alcança os municípios vizinhos, atuando, portanto, no desenvolvimento desse Território.
Cientes de que a suspensão do termo de cessão afetará o significativo trabalho do DCHT-XVIII com suas comunidades interna e externa, nos solidarizamos com os coletivos atingidos por essa ação que também nos afeta e preocupa enquanto unebianos/unebianas e cidadãos/cidadãs baianos/baianas.
Por fim, cabe registrar nessa Moção de Apoio, que o DEDC-Campus VII se junta na luta em defesa do DCHT-Campus XVIII, entendendo a relevância do seu trabalho e a necessidade do terreno para sede própria, bem como, mais apoio e investimento estatal para que o Departamento continue assumindo o seu papel no desenvolvimento do interior da Bahia. Nenhuma conquista a menos!

Senhor do Bonfim, 25 de outubro de 2021

PRESIDENTE DO CONSELHO DEPARTAMENTAL
UNEB/DEDC VII-SENHOR DO BONFIM, BAHIA